ARBORETO - Projeto de arborização e paisagismo

Páginas: 10 (2298 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
O crescente processo de ocupação das terras de Rolim de Moura – RO por monoculturas de pastagens e à exploração seletiva de madeira comercial voltada para um reduzido número de espécies, resultaram na extinção da maioria das espécies arbóreas nas propriedades rurais. Por conta disto, quase totalidade de seus novos habitantes, especialmente aqueles que residem na área urbana e quenasceram nos últimos 10 anos, desconhecem o patrimônio florestal antes existente no município.
Hoje, as perdas econômicas e ambientais relacionadas às espécies arbóreas de alto valor comercial e a biodiversidade como um todo, resultam da falta de planejamento do uso e ocupação dos solos, falta de informação e de consciência da maioria dos proprietários rurais, e principalmente do desrespeito aLegislação Ambiental em vigor.
Diante do exposto, a implantação do ARBORETO (coleção de árvores plantadas para fins diversos, como exibição ao público, educação ambiental, etc.), especialmente voltada para um público infantil, representará, além do o resgate histórico das principais espécies florestais que participaram do desenvolvimento econômico e social do município, a formação de umaconsciência voltada para o uso ordenado dos recursos ambientais em favor das presentes e futuras gerações.


2 OBJETIVOS
O projeto de arborização e paisagismo tem por finalidade a implantação de uma coleção de espécies arbóreas nativas da região, na Avenida 25 de Agosto, visando o desenvolvimento da educação ambiental infantil.


3 JUSTIFICATIVAS
O projeto de arborização e paisagismo, entreoutras vantagens, justifica-se pelas seguintes razões: primeiro, porque retrata a semente como a base de todo plantio, reforçando a necessidade de manutenção de áreas de reservas florestais para a seleção de árvores matrizes destinadas obtenção de sementes e árvores de boa qualidade; segundo, porque possibilitará a distribuição e mapeamento das espécies de forma ordenada, conforme suas característicasde crescimento e de acordo com as sua exigências em relação aos diferentes tipos de solos da área. Além disso, representa uma ferramenta indispensável para o monitoramento desde a reposição de árvores até limpezas, podas e intervenção por desbastes para redução da competição, inclusive para efeito de administração.


4 DESCRIÇÃO DA ÁREA DO ARBORETO
Trata-se de uma área urbana, localizada naAvenida 25 de Agosto da cidade de Rolim de Moura – RO, antes ocupada por estradas de leito encascalhado, fisicamente compacta pela circulação de veículos e máquinas, representada por uma associação de Latossolo Amarelo, de textura argilosa com presença de cascalho, topografia ondulada, profundidade variando de 80 cm –200 cm. Possui em toda sua extensão um total de 47 residências, contendo em média3,6 habitantes por família. Em sua infra-estrutura básica destacam-se: duas pistas de rolamento com pavimentação asfáltica, rede principal de distribuição de água tratada, rede de iluminação pública e canalização do igarapé localmente denominado “encrenca”, microbacia do Igarapé Anta.


5 METODOLOGIA

5.1 Seleção das Espécies
De acordo com valor histórico, econômico, social, bem como suacapacidade de adaptação as condições do local, embelezamento e atração da fauna, foram selecionadas 59 (cinqüenta e nove) espécies de plantas nativas da região (arbóreas e palmeiras) para compor a estrutura inicial do arboreto, totalizando 6.415 árvores, com espécies distribuídas em três grupos, de acordo com suas características de crescimento:
Grupo 1 – altura  15 m
Grupo 2 – altura  25 mGrupo 3 – sem limite de altura definido


Tabela 1 Listagem das espécies selecionadas
Nome Comum Nome Científico FV N Grupo
Açaí solteiro Euterpe precatoria P 498 1
Angelim Dinizia excelsa A 57 3
Aroeira Astronium urundeuva A 152 1
Babaçu Orbignya speciosa P 498 1
Bacaba Oneocarpus bataua P 199 1
Bandarra Schizolobium amazonicum A 117 2
Buriti Mauritia flexuosa P 31 3
Cabreúva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto arborização
  • Projeto de Arborização
  • Projeto de arborização
  • Projeto paisagismo
  • Projeto de paisagismo
  • Projeto paisagismo
  • Projeto de Paisagismo
  • Projeto de Paisagismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!