ARBORETO - Projeto de arborização e paisagismo

2298 palavras 10 páginas
1 INTRODUÇÃO O crescente processo de ocupação das terras de Rolim de Moura – RO por monoculturas de pastagens e à exploração seletiva de madeira comercial voltada para um reduzido número de espécies, resultaram na extinção da maioria das espécies arbóreas nas propriedades rurais. Por conta disto, quase totalidade de seus novos habitantes, especialmente aqueles que residem na área urbana e que nasceram nos últimos 10 anos, desconhecem o patrimônio florestal antes existente no município. Hoje, as perdas econômicas e ambientais relacionadas às espécies arbóreas de alto valor comercial e a biodiversidade como um todo, resultam da falta de planejamento do uso e ocupação dos solos, falta de informação e de consciência da maioria dos proprietários rurais, e principalmente do desrespeito a Legislação Ambiental em vigor. Diante do exposto, a implantação do ARBORETO (coleção de árvores plantadas para fins diversos, como exibição ao público, educação ambiental, etc.), especialmente voltada para um público infantil, representará, além do o resgate histórico das principais espécies florestais que participaram do desenvolvimento econômico e social do município, a formação de uma consciência voltada para o uso ordenado dos recursos ambientais em favor das presentes e futuras gerações.

2 OBJETIVOS O projeto de arborização e paisagismo tem por finalidade a implantação de uma coleção de espécies arbóreas nativas da região, na Avenida 25 de Agosto, visando o desenvolvimento da educação ambiental infantil.

3 JUSTIFICATIVAS O projeto de arborização e paisagismo, entre outras vantagens, justifica-se pelas seguintes razões: primeiro, porque retrata a semente como a base de todo plantio, reforçando a necessidade de manutenção de áreas de reservas florestais para a seleção de árvores matrizes destinadas obtenção de sementes e árvores de boa qualidade; segundo, porque possibilitará a distribuição e mapeamento das espécies de forma ordenada, conforme suas

Relacionados

  • CODIGO TRIBUTARIO DE TERESINA lei3606
    575050 palavras | 2301 páginas