Arbitragem De Conflitos Laborais UDM Cadinha Monografia 22042013

Páginas: 51 (12506 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

Este capítulo faz parte da introdução do trabalho, sendo composto pelas seguintes partes de pesquisa: perguntas de pesquisa, problema de pesquisa, justificativa da pesquisa e a metodologia usada para a realização do trabalho.

1.1 Contextualização do Tema

O presente Trabalho aborda questões relacionados com conflitos laborais e sua respectiva arbitragem entre empregadore trabalhador, tendo como destaque a empresa Siner. A escolha do tema tem como propósito analisar e avaliar o sistema de resolução de conflitos laborais e seu respectivo impacto na harmonização do convívio entre os membros de uma organização ou empresa no seu todo.
Os conflitos laborais sempre envolvem indivíduos ou grupos de pessoas com objectivos nem sempre concordantes, requerendo estratégiasde actuação diferentes inerentes as situações de conflito. os conflitos laborais são recursos utilizados pelos trabalhadores nas empresas, ou organizações para manifestar o seu descontentamento em relação a escassez de recursos como dinheiro, espaço, equipamento etc.; geralmente estes conflitos acontecem quando existe diferenciação das tarefas, funções entre os trabalhadores especialmente quandose estabelece a competitividade intergrupal.
A sua finalidade é testar a capacidade de resolução dos conflitos á nível empregador e trabalhadores sem recorrer a arbitragem. A importância desta análise de conflitos é diagnosticar os inúmeros problemas, reunir as partes para encontrar uma solução através da discussão.
O objectivo deste estudo é analisar o impacto dos conflitos para o alcance dosobjectivos traçados na organização, destacando os erros mais comuns no modelo de resolução de conflitos utilizado pela empresa Siner, identificar as vantagens e desvantagens do uso desses métodos de resolução de conflitos, tendo em conta as inúmeras reclamações apresentadas pelos trabalhadores devido ao elevado número de erros na mitigação e resolução de conflitos como é o caso dos critérios depromoções, progressões, benefícios sociais, assistência médica, pagamentos de porte de arma entre outros benefícios.
A presente monografia caracteriza-se como sendo do tipo exploratório, e quanto á sua abordagem do estudo é de natureza qualitativa. Para sejam concretizados os objectivos propostos neste trabalho, segue-se a seguinte estrutura; a saber capítulo: I; Introdução, onde abordamos aspectos como oproblema, perguntas da pesquisa, os objectivos da pesquisa (objectivos Geral e objectivos Específicos); Metodologia, (Estratégia e métodos de pesquisa, instrumentos de pesquisa e análise e interpretação de Dados); Limitações de pesquisa e justificativo;Capítulo: II; este capítulo é dedicado a fundamentação teórica, ao historial sobre evolução ou surgimento de conflitos laborais e sua arbitragem;breve historial do surgimento de conflitos; Definição de conceitos, contextualização teórica de avaliação de conflitos laborais e sua respectiva arbitragem; Outras técnicas de gestão de conflitos laborais, vantagens desvantagens de conflitos laborais, resultados que advêm dos conflitos laborais, Estratégias para lidar com conflitos. Capítulo III: Estudo de caso sobre arbitragem de conflitoslaborais a nível da empresa Siner.
Capítulo IV: Reservado a apresentação e análise dos dados da pesquisa.
Capítulo V: Conclusões e recomendações.
Referências Bibliográficas e os respectivos anexos.

1.2 Problema

A primeira forma de solução de litígios laborais realiza-se através dos acordos colectivos de trabalho. Havendo um potencial conflito entre empregador e trabalhadores, estes reúnem-se ediscutem, sendo que, se chegaram a consenso, algumas vezes celebra-se um acordo colectivo de trabalho. Mas nem sempre é assim.
Em todo o caso, o desenvolvimento de uma relação de trabalho, como de relações de qualquer natureza, leva ao surgimento de conflitos. É próprio da natureza humana e da vida em colectividade. Assim, há conflito colectivo sempre que há uma reivindicação apresentada pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monografia arbitragem nos conflitos individuais do trabalho
  • Conflitos laborais
  • Conflitos laborais
  • conflitos laborais
  • Conflitos Laborais
  • Monografia Arbitragem
  • Resolu O De Conflitos Arbitragem
  • Arbitragem como forma de resolução de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!