Araxá - Dona Beja

Páginas: 2 (408 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
Porque não viajar e também aproveitar a historias das cidades ou países visitados:

Cada viagem que faço gosto de pesquisar antes sobre o local e principalmente sobre os habitantes que construírama região.
Carnaval em Araxá...
Descanso, festa, boas comidas, longas caminhadas, banhos sulfurosos, lama no corpo e por que não um pouco de história.
Vamos começar pelo nome da cidade que já émuito bonito e significa “Lugar alto onde primeiro se avista o sol”, por isso a cidade é tão bela e agradável.
Entre 1770 e 1780 Araxá recebia seus primeiros habitantes com a criação de gado, já que oouro estava escasso. Construíram fazendas ao descobrirem a fertilidade do solo e sal mineral nas aguas do Barreiro. Daí que a população intensificou.
Em 1865 a vila foi elevada a cidade e em 1915 foicriada a prefeitura.
Gosto de pequenas histórias que marcam um local e um tempo, pois são mais interessantes e desperta interesse de conhecer determinadas regiões.
Quando pensamos na História deAraxá qual a primeira pessoa que nos vem a mente: “Dona Beja”.
Ana Jacinta de São José foi uma mulher que não vivia de acordo com os costumes da época. Nasceu em Formiga em 1800,mas viveu em Araxá.
Dizsua história que foi raptada ainda jovem por sua beleza por um Ouvidor com quem passou a viver. Ao chegar em Araxá, não foi bem vista pela sociedade e principalmente pelas mulheres (a julgar pela suabeleza).
O Ouvidor casou-se com outra e para se vigar dele Beija tornou-se prostituta e amante de vários os homens da cidade. Mas escolhia com que dormia.
Dona Beja assumia atitudes atribuídasaos homens, conquistou vários prestígios entre os políticos do Império, se tornando uma figura celebre na cidade e na região.
Diz a lenda que ela se banhava todos os dias na “Fonte da Jumenta” e quesuas águas a concediam a juventude, a saúde e a beleza.
Teve uma filha com o Ouvidor e saiu da cidade em 1853 a fim de mudar sua vida. Foi para Bagagem onde morou em uma casa grande com senzala e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Araxá de dona beja
  • Museu Hist rico de Arax Dona Beja
  • Araxa
  • Araxá
  • Araxa
  • Beja
  • Araxa
  • Araxas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!