Araweté

Páginas: 7 (1527 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
1. Problemas Atuais

Os Araweté habitam hoje numa só aldeia à margem do igarapé Ipixuna, afluente da margem direita do Médio Xingu. O Ipixuna é um rio de águas escuras, encachoeirado, que corre em direção Sudeste/Noroeste. A vegetação dominante na bacia do Ipixuna é de floresta com palmeiras. Nos arredores da aldeia existe uma grade áreas de "mata de cipó", onde lianas e plantas espinhosas. Acaça é abundante, dada a grande quantidade de árvores frutíferas, que atraem os animais O regime de chuvas é bem marcado, com uma estação seca que se estende de abril a novembro, e uma chuvosa nos meses restantes. Entre agosto e novembro o rio se torna impraticável, expondo extensos ligeiros e formando poços de água estagnada propícios à pesca. Com da chegada dos brancos (portugueses) no Brasil edo capitalismo, não só os arewétes nas todos os povos indígenas vêm enfrentando uma serie de problemas, tentando superar a os vários desafios que ao longo do tempo vai se agravando para sobreviver.
Os principais problemas é a luta pelas suas terras, incidência de doenças nas aldeias, a violência e o preconceito que ainda existe contra os povos vermelho (os Arawetés) e todos os índios buscam umamaior aceitação da sociedade e maior respeito para seu povo que apesar de ter esse direito garantido por lei não é isso que acontece na realidade.
O capitalismo fez com que a ganância dos empresários travasse uma batalha para se apossarem das terras dos índios, os latifundiários que compra estas terras, constroem grandes propriedades e os índios são obrigados a aceitar a viver em áreas espaçadasuma das outras por fazendas e estradas, quando estas terras não sãodemarcadas o impacto é ainda maior.
No que se refere às Terras Indígenas, a Constituição de 88 ainda estabelece que:
* Incluem-se dentre os bens da União (art. 20, XI);
* São destinadas à posse permanente por parte dos índios (art. 231, § 2);
* São nulos e extintos todos os atos jurídicos que afetem essa posse, salvorelevante interesse público da União (art. 231, § 6);
* Apenas os índios podem usufruir das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes (art. 231, § 2);
* O aproveitamento dos seus recursos hídricos, aí incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais, só podem ser efetivados.

2. Técnicas e Tecnologia em relação ao meio

A agricultura é à base desubsistência do Arawetés, sendo que o milho e a mandioca são os “produtos” mais cultivados.
A caça também é objeto de intenso investimento cultural. Eles caçam um grande variedades de animais, dentre eles estão os: jabutis, tatus, mutuns, jacus, cotia, caititu, queixada, guariba,macacos-prego, paca, veados, inhambus, araras, jacamins, jaós, anta.Tucanos, araras, o gavião-real e outros gaviões menores,os mutuns, o japu e dois tipos de cotingas são procurados também pelas penas, para flechase adornos. As araras vermelha e Canindé, e os papagaios, são capturados vivos e criados como xerimbabos na aldeia. (Em 1982, a aldeia tinha 54 araras criadas soltas.).
As armas usadas para caça são o arco de madeira ipê e três tipos de flechas. As armas de fogo só começaram a ser usadas a partir de 1982 epor causa de seuuso houve uma diminuição na quantidade de animais, o que obrigou os Arawetés a cobrirem um raio maior do território.
Um dos produtos que é muito utilizado na alimentação dos araweté é o mel, sendo que possuem uma grande variedadedeles, cerca de 45 tipos diferentes. Além de produzirem produtos não alimentícios como folhas e talas de babaçu para a cobertura de suas casas, produção decestas, esteiras, cestosa bainha das folhas de inajá açaí e babaçu, que servem de recipientes; dois tipos de cana para flecha; o taquaruçu para a ponta das flechas de guerra e caça grossa; a taquarinha e outras talas para as peneiras e o chocalho de xamanismo; a cuia silvestre para o maracá de dança; madeiras especiais para pilões, cabos de machado, arco, pontas de flecha, esteios e vigas das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Araweté
  • Araweté
  • Araweté
  • Familia arawete
  • Viveiros de Castro
  • [RESUMO] Araweté: O Povo do Ipixuna (Nome, população, língua e localização)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!