Arantes OQeCulturaPopular Cap2

4990 palavras 20 páginas
ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 14 ed. SP: Brasiliense, 2004. [capítulo 2]. AS CULTURAS
AQUI E AGORA, MÚLTIPLAS E EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

Procurarei explicitar e desenvolver agora alguns pressupostos do argumento apresentado no capítulo anterior. Isto nos levará a fazer uma digressão sobre o conceito antropológico de cultura (sem adjetivos), antes de darmos prosseguimento à reflexão sobre o tema específico deste trabalho.
Antes de mais nada, entretanto, convém frisar desde já que, nesse trajeto, trataremos de três conjuntos de problemas que, a rigor, foram colocados em contextos teóricos diversos.
Procurando evitar os descaminhos do ecletismo, tratarei cada um deles nos termos de seus contextos teóricos específicos. Mas, ao mesmo tempo, procurando articular os fios de um raciocínio a meu ver coerente, procurarei mostrar a sua complementaridade no desvendamento de um mesmo problema geral.
Dados as dimensões e objetivos deste trabalho, não cabe refletir aqui de modo exaustivo sobre as múltiplas dimensões do conceito de cultura. Para uma introdução geral mais detalhada sugiro as “Indicações para Leitura”, apresentadas no final deste volume.
Em estudo publicado originalmente pela Universidade de Harvard (EUA) em 1952, intitulado Culture, a critical review of concepts and definitions os antropólogos Kroeber e
Kluckhohn apresentam os resultados de um levantamento exaustivo das várias acepções do

conceito de “cultura”, tal como ele vinha sendo empregado e definido em sua disciplina, até aquela data. (5) Kroeber e Kluckhohn (1952).
Esse levantamento mostra que, embora diferentes autores atribuam diferentes pesos às múltiplas dimensões desse conceito, eles em geral concordam que um de seus aspectos mais importantes é o da “significação”. Dizem eles:

Relacionados