Ar concicionado

959 palavras 4 páginas
Tipos de ar-condicionado

AR-CONDICIONADO DE JANELA:

O ar-condicionado de janela, também chamado janeleiro, de parede ou ACJ, é instalado em buraco na parede - ou na própria janela. Tem, no mesmo equipamento, a condensadora, que esfria o ar, e a evaporadora, que o libera no ambiente. Apesar de mais compacto e de custo inicial mais baixo do que o do primo mais novo - o split -, o ACJ faz mais ruído, além de não ser tão eficiente para espaços maiores.

Modelo de janela da Consul, de 7,5 mil BTUs

AR-CONDICIONADO SPLIT:
Evolução do ar-condicionado de parede, o modelo Split, é composto de dois equipamentos distintos: a condensadora e a evaporadora. A primeira, que é a mais barulhenta, é instalada do lado de fora do cômodo, e a segunda é o aparelho que despeja o ar gelado no ambiente. Além disso, é mais eficiente e consome cerca de 40% menos energia elétrica do que o tipo anterior.

Modelo split do tipo hi wall

Por causa das vantagens do split sobre o ACJ, hoje é mais difícil encontrar o aparelho de janela nas lojas especializadas, mas as de eletroeletrônicos e os supermercados ainda trabalham com o modelo. E se a opção do cliente é pelo ACJ porque não há espaço para instalar o split, a vendedora menciona o modelo window, também chamado window split. A denominação é autoexplicativa: ele usa a tecnologia do split, garantindo a mesma economia, mas é compacto como o de janela, podendo ser instalado no espaço que seria dele em construções mais antigas.

Modelo window split tem condensadora do tamanho do de janela

Para ambientes grandes mas sem muita área externa para instalação, existem os multisplit, que conectam duas ou três evaporadoras à mesma condensadora. Mais caro que o split comum, ele mantém a economia de consumo quando comparado ao modelo ACJ, mas se três evaporadoras forem ligadas ao mesmo tempo, por exemplo, o consumo equivale ao de três condicionadores - a vantagem está, realmente, no espaço ocupado do lado de fora do prédio.
Modelos

Relacionados

  • plano negocio REVISADO ESSENCIAL SOPA ALUNOS 4
    4021 palavras | 17 páginas
  • Plano de manutenção, operação e controle (pmoc)
    17116 palavras | 69 páginas
  • ZINCO
    9480 palavras | 38 páginas