Ar Comprimido

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013


Sumário:

1...............................................................................................Introdução Pág 01

2.............................................................................Utilização na indústria Pág 01

2.1............................................................................................Intalações Pág 012.2..........................................Consequências de um Sistema Ineficiente Pág 01

2.3.........................................................................................Vazamentos Pág 02

2.4...................................................................................Temperatura do ar Pág 02

2.5.............................................................. Capacidade de ar necessária Pág 022.6.........................................................Tipo de Controle do Compressor Pág 03

2.7................................................................Manutenção do Compressor Pág 03

3...................................................................................Custo e Economia Pág 03







Ar-Comprimido

Introdução

Ar comprimido é o ar estocado em galões, cilindros oubotijões através de processos mecânicos para compressão e armazenamento de ar gerados por um compressor de ar, para outrora ter sua aplicação efetuada. Pode-se ter diversas formas de aquisição e aplicação.
Utilização Industria
Na automação de movimentos na indústria, pode-se utilizar energia de diferentes formas, a energia elétrica em suas formas tradicionais, a energia hidráulica quando anecessidade de grandes esforços e a pneumática quando precisamos de esforço moderado e grandes velocidades, quando o ambiente limpo é de fundamental importância, a exemplo da indústria alimentícia, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil, na presença de pó ou vapor.
O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão deposicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou a eletrônica pode, em ambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos dando à água uma grande umidade
Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimidodesempenham papel fundamental na produção e representam parcela expressiva do consumo energético da instalação. Entretanto, nem sempre estas instalações recebem os cuidados devidos, passando a ser uma fonte constante de desperdícios.
-Instalações
Um sistema de ar comprimido corretamente projetado irá proporcionar maior confiabilidade e eficiência nas ferramentas pneumáticas, bem como diminuiráos custos com energia.
Esse sistema compreende três componentes principais: o compressor, a rede de distribuição e os pontos de consumo.

-Consequências de um Sistema Ineficiente
Um sistema de ar comprimido ineficiente poderá acarretar um aumento significativo nos custos de operação. Os prejuízos resultantes dessa situação decorrem de uma baixa pressão de trabalho, aumento do ciclo deoperação dos equipamentos, baixa qualidade do ar e vazamentos.
-Vazamentos
Os vazamentos merecem uma atenção especial, pois desperdiçam grande quantidade de energia. Na prática é impossível eliminar totalmente os vazamentos de um sistema, no entanto ele não deve exceder a 5% da capacidade instalada.
-Temperatura do ar
A temperatura de sucção do ar que será aspirado pelo compressor é umaspecto muito importante, pois quanto mais quente o ar, menor o rendimento da instalação.
Para cada 4ºC de acréscimo na temperatura do ar aspirado, o compressor consumirá 1% a mais de potência para entregar o ar nas mesmas condições. Este aumento de temperatura diminui a massa específica do ar (massa de ar contida numa unidade de volume) em cerca de 1%, resultando também 1% a mais no volume. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ar comprimido
  • Ar comprimido
  • Ar comprimido
  • AR Comprimido
  • Ar Comprimido
  • Ar comprimido
  • Ar comprimido
  • Ar comprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!