Ar, atmosfera e clima

Páginas: 23 (5573 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – AUTOMAÇÃO
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ELETROTÉCNICA








AR, ATMOSFERA E CLIMA



















CURITIBA, PR
2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT
ENGENHARIA INDUSTRIALELÉTRICA – AUTOMAÇÃO
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ELETROTÉCNICA













AR, ATMOSFERA E CLIMA










Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Ciências do Ambiente, como requisito para obtenção de nota no Curso de Engenharia Industrial Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientador: Professor Carlos Eduardo Fortes GonzalezCURITIBA, PR
2013
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO


























1. AR

O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases, o ar atmosférico tambémapresenta vapor de água.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.  
O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é deextrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muitopequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.
Dentre os gases que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe),sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres.
O vapor de água que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezese urina de animais).

1.1 POLUIÇÃO DO AR
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso" tecnológico. Atualmente,quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar.


1.1.1 Causas da Poluição
A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido decarbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que  alimenta o setor industrial, elétrico e de transporte de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.


1.1.2 Conseqüências e Problemas Gerados
Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ar e atmosfera
  • atmosfera e o clima
  • Atmosfera e Clima
  • Atmosfera e clima
  • Qualidade do ar e atmosfera
  • Atmosfera e Propriedades do ar
  • Atmosfera, tempo e clima
  • Clima e massa de ar no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!