aqxiologia

322 palavras 2 páginas
Axiologia:
Definição: A palavra axiologia significa teoria do valor, sendo formada a partir dos termos gregos axios (valor) + logos (estudo, teoria). É a teoria filosófica responsável pelos valores humanos: morais, éticos, estéticos, espirituais.

Teoria de valores: Valor moral é a ação normativa do comportamento, costumes, normas, hábitos, leis, valor que orienta o comportamento do homem diante das normas impostas pela sociedade. Valor ético é o juízo sobre o bem e o mal aquilo que é vital a vida, Ética nasce quando se passa a indagar o que são de onde vem e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa (Chauí Marilena 2008). Valor estético é o juízo sobre o que é belo e o que é feio e ao mundo sensível, o homem é razão, mas também é emoção, o meio em que vive desperta emoções de agrado ou desagrado de prazer ou de tristeza. Valor espiritual diz coisas da alma e fundamenta religiões

Educação moral e sujeito autônomo: Cada sociedade tem seus devidos valores, é à base da nossa formação que é representado da forma de cada ser. O homem pode se transformar através das suas necessidades, pois é através dos valores que o individuo aceita ou recusa determinada situação, ele não nasce com moral ele torna-se moral, portanto precisa de um exemplo a ser seguido, um modelo que vai lhe mostrar os caminhos corretos desde a infância o professor, mas que só ira depender das suas vontades e atitudes é uma ligação entre a escola e a vida para que se possa viver bem agindo em seus próprios princípios.

Educação estética e sensibilidade: A beleza do homem se encontra na sua alma, e nas mais sinceras atitudes. A educação estética informa sobre a sensibilidade, o afeto, a humanização. O sentimento nasce por meio da convivência, as palavras são ditas, mas é a emoção que da sentido aos sentimentos.

Relacionados