aqwqqq

607 palavras 3 páginas
A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem comum de alguns países da América Latina e Central: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espectáculo consiste em liderar touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica. Na cultura da Península Ibérica, o Circo de Termes parece ter sido um local sagrado onde praticavam o sacrifício de touros. A palavra tauromaquia é oriunda do grego tauromachia (combate com touros). O registo mais antigo da realização de espectáculos com touros na ilha de Creta .A maior praça de touros do mundo é a "Plaza de Toros México" localizada na cidade do México, e a maior praça europeia é a "Plaza de Toros de las
Ventas", em Madrid. Numa tourada, todos os touros têm pelo menos quatro anos de idade. As regras varião de país para país.
No Brasil em Porto Alegre teve tanto corridas de touros como touradas em praça de touros situada no Campo da Redenção, que hoje abriga parque de mesmo nome. Com cavaleiros, bandarilheiros assim como pantomimas tauromáquicas, eram consideradas eventos sociais, recreativos e artísticos, atraindo humildes e abanados.
Infelizmente não é possivel saber se o animal era sacrificado na apresentação. Havia praças de touros em São Paulo, Santos, Cuiabá, Curitiba, Salvador e no Rio de Janeiro, então capital nacional. Nela em 1922, dentre as festividades do centenário da independência, realizaram-se touradas com registro. Foram proibidas em 1934 por Getúlio Vargas, juntamente com as rinhas de galo. Madrid declarou as touradas como Património Cultural. Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.
Na Espanha, o Estado onde as touradas são mais tradicionais, existem zonas nas que estão proibidas. Em primeiro lugar foram as Ilhas Canárias, com a aprovação em 1991 da Lei de Protecção de Animais e, duas décadas depois, em

Relacionados