aQWFD

674 palavras 3 páginas
O que é o bullying? Como lidar com o bullying?
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos. O termo vem do inglês (bully) que significa tirano, brutal. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.
O bullying geralmente é feito contra alguém que muitas vezes não consegue-se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita. A vítima geralmente teme os agressores, por serem violentos e opressores. Geralmente são as pessoas mais velhas que praticam o Bullying e os mais novos são as vítimas. O bullying é praticado em qualquer ambiente, ou seja, na rua, na escola, etc. Muitas vezes é praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima.
Se o bullying for feito na escola, o aluno que o pratica geralmente tem mau ambiente familiar, e assim descarregam a raiva que têm nas vitimas, ou até pode pretender só, chamar a atenção. Nem sempre a vigilância é suficiente.
O bullying esta divido em duas partes: Bullying direto e indirecto.
O bullying direto é praticado entre pessoas do sexo masculino. Pretende com que a vitima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens. Faz chantagem com a vitima .
O bullying indirecto é praticado entre pessoas do sexo feminino. Pretendem forçar a vitima ao isolamento social; Espalham comentários maldosos; Criticam o modo de vestir ou outros aspectos físicos.
Este comportamento faz com que a vitima fique assustada e perturbada. Pode ficar tão perturbado, que na escola, não esteja atento ao que esta a aprender. O agressor pode fazer com que a vitima se sinta a pior pessoa do mundo.

Quando o bullying é praticado de forma persistente pode ter vários efeitos no sujeito tais como: - Perda de auto-estima; - Tristeza e irritação; - Medo de expressar emoções; - Problemas de relacionamento; - Abuso de drogas e álcool; - Auto-mutilição e mesmo suicídio.

Relacionados