Aquisi Es Por Preg O Eletr Nico

279 palavras 2 páginas
Aquisições por Pregão Eletrônico: economicidade, agilidade e transparência

Essa modalidade foi criada como um instrumento que viabiliza maior celeridade e eficácia na escolha da melhor proposta buscando maior economia, agilidade e transparência nos processos de aquisições de bens e serviços. O CPqD utiliza pregões de compra em tempo real pela Internet desde 2007 e, frente aos benefícios que a modalidade oferece, busca incrementar a prática dessa modalidade de compra. Segundo a Gerente de Suprimentos, Maria Rebono, as compras com verbas provenientes de convênios como Funttel e Finep devem ser, prioritariamente, realizadas via pregão eletrônico. Essa ferramenta tornou-se o meio mais indicado para as aquisições com verbas públicas, pelos órgãos gestores.

A participação do pregão eletrônico entre janeiro e setembro de 2012, correspondeu a 1,5% do valor das aquisições de bens e serviços comuns. Mas poderia ser mais. “Nesse período, a economia foi de aproximadamente R$ 400 mil com o uso da modalidade digital. O ganho equivale a uma redução de 32% obtida na contratação de R$ 1.247.593,00 por meio de pregão”, comenta Maria. A economia registrada foi obtida pela diferença do menor preço inicial registrado no site e o que efetivamente foi contratado após a disputa online entre os fornecedores. A tendência é direcionar as aquisições para fornecedores ou adquirir os produtos sempre dos mesmos fornecedores. É preciso sair da zona de conforto e arriscar o novo. Isso pode gerar grande economia nos projetos.

As aquisições são realizadas via portal do Banco do Brasil e podem ser acompanhadas em tempo real pelos fornecedores. No pregão, os participantes apresentam seus lances e podem acompanhar online todo o processo - aspectos que reduzem o espaço para fraudes e conluios entre concorrentes.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Trabalho de Logística
    93520 palavras | 375 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas