Aquisiçao de linguagem e ensino

Páginas: 19 (4567 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Eda Jaqueline Bocardi RU
Viviane Cristina Fernandes RU 327700

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO.

METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL

TERRA BOA
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

EDA JAQUELINEBOCARDI -
VIVIANE CRISTINA FERNANDES -327700

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇAO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada á UTA-Língua Português, no curso de Pedagogia á Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local:Centro Associado: Terra Boa.

TERRA BOA
2011
1 INTRODUÇÃO

A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias queexpressam valores culturais. A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status.
Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seusistema sensorial - incluindo a visão e audição - se torna mais refinado e ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças.
Hoje a preocupação básica no ensino de língua é levar o aluno não apenas ao conhecimento da gramática de sualíngua, mas torná-lo competente lingüisticamente falando, isto é, dar-lhe condições de desenvolver a capacidade de refletir criticamente sobre o mundo do qual faz parte e, principalmente, sobre a utilização da língua como instrumento de interação social. Embora os objetivos de ensinar português nas escolas de primeiro grau estejam claros para muitos professores, a forma como alcançá-los aindaangustia esses profissionais, que não encontram em nossas gramáticas ajuda para solucionar seus problemas. Fala-se muito em gramática de texto, entretanto, os livros que auxiliam o professor trabalham somente com gramática de frase. É necessário buscar novos caminhos que conduzam os professores a um porto mais seguro, que os ajudem a alcançar esses objetivos aos usuários da língua.
Tomando-se alinguagem como atividade discursiva, o texto como unidade de ensino e a noção de gramática como relativa ao conhecimento que o falante tem de sua linguagem, as atividades curriculares em Língua Portuguesa correspondem, principalmente, a atividades discursivas: uma prática constante de escuta de textos orais e leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escrita, que devem permitir,por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva.
Deve-se ter em mente que tal ampliação não pode ficar reduzida apenas ao trabalho sistemático com a matéria gramatical. Aprender a pensar e falar sobre a própria linguagem, realizar uma atividade denatureza reflexiva, uma atividade de análise lingüística supõe o planejamento de situações didáticas que possibilitem a reflexão não apenas sobre os diferentes recursos expressivos utilizados pelo autor do texto, mas também sobre a forma pela qual a seleção de tais recursos reflete as condições de produção do discurso e as restrições impostas pelo gênero e pelo suporte.
Essa presente Pa será de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepção do ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!