Aquisição de linguagem

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2011
Existe um Período Crítico para a Aquisição da Linguagem?

Em 1970, uma garota de 13 anos e 6 meses chamada Genie (que não é seu verdadeiro nome) foi descoberta em um bairro de Los Angeles (CURTISS, 1977; FROMKIN et al., 1974; PINES, 1981; RYMER, 1993). Vítima de um pai abusivo, ela ficara confinada por quase 12 anos em um pequeno aposento na casa dos pais, amarrada ama cadeira-penico e isoladado contato humano normal. Pesando apenas 27 kg, Genie não era capaz de esticar os braços e as pernas, não sabia mastigar, não tinha controle da bexiga e do intestino e não falava. Ela só reconhecia seu próprio nome e a palavra SORRY (desculpe).
Apenas três anos antes, Eric Lenneberg (1967,1969) tinha proposto que existe um período crítico para a aquisição da linguagem, que se inicia na primeirainfância e termina em torno da puberdade. Lenneberg disse que seria difícil, se não impossível, para uma criança que ainda não adquirira a capacidade de falar fazê-lo após aquela idade. Mas Lenneberg só podia oferecer evidências indiretas para sua hipótese. Ele assinalava que crianças surdas que tinham ouvido a fala cedo na vida tinham mais facilidade para aprender a falar do que outras que nãoconheceram a fala. Ele notou que tanto crianças surdas quanto deficientes mentais param de adquirir habilidades de linguagem na puberdade. Além disso, uma criança que sofre de dano cerebral antes dos primeiros anos da adolescência pode recuperar a capacidade linguística se outras partes do cérebro permanecem intactas, ao passo que, se o dano ocorrer durante a adolescência ou na idade adulta, a perdade linguagem tenderá a ser irreversível.
A descoberta de Genie ofereceu a oportunidade para testar a hipótese de Lenneberg. Genie era capaz de aprender a falar, ou era tarde demais? O Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM) financiou o estudo, e uma série de pesquisadores assumiram os cuidados de Genie, que foi submetida a testagem e treinamento linguísticos intensivos.
O progresso de Geniedurante os anos seguintes (antes do INSM suspender a verba e a mãe de Genie reaver a custódia da criança e isolá-la do contato com os profissionais que a estavam ensinando) tanto contesta quanto corrobora a idéia de um período crítico para aquisição da linguagem. Genie realmente aprendeu algumas palavras simples e era capaz de juntá-las para formar algumas orações primitivas, mas governadas porregras. Ela também aprendeu os fundamentos da linguagem dos sinais. Contudo, ela nunca usou a linguagem normalmente, e "sua fala permaneceu, de modo geral, semelhante a um telegrama meio truncado" (PINES, 1981, p. 29). Quando sua mãe, incapaz de cuidar dela, entregou-a para uma série de lares adotivos abusivos, ela regrediu para o silêncio total.
O que explica o progresso inicial de Genie e suaincapacidade de mantê-lo? O fato de que ela estava apenas começando a apresentar os sinais da puberdade aos 13 anos e 6 meses pode indicar que ela ainda estava no período crítico, embora perto de seu fim. O fato de que ela aparentemente tinha aprendido algumas palavras antes de ser trancafiada na idade de 20 meses pode significar que seus mecanismos de aprendizagem da linguagem podem ter sido ativadosno início do período crítico, permitindo que a aprendizagem posterior ocorresse. Por outro lado, o fato de ter sofrido abuso e abandono pode tê-la prejudicado tanto emocional, social e cognitivamente, que, como Victor, o menino selvagem de Aveyron, ela não pode ser considerada um verdadeiro teste do período crítico (CURTISS, 1977). A competição e a falta de continuidade entre os pesquisadores quea estavam estudando e ensinando também confundiam a questão (RYMER, 1993).
Estudos de caso como os de Genie e Victor ilustram a dificuldade de adquirir a linguagem depois dos primeiros anos de vida, mas eles não permitem julgamentos conclusivos porque existe um excesso de fatores complicadores. Os pesquisadores que procuram estudar participantes que não tiveram contato inicial com a linguagem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
  • Aquisição ao de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!