Aquisição da linguagem

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
1. O Processo de Aquisição da Linguagem.
Por que os bebês não nascem falando? Os bebês humanos nascem antes de seus cérebros estarem completamente formados. Se os seres humanos permanecessem nabarriga da mãe por um período proporcional àquele de outros primatas, nasceriam aos dezoito meses, exatamente a idade na qual os bebês começam a falar, portanto, nasceriam falando.
O cérebro do bebê mudaconsideravelmente depois do nascimento. Nesse momento, os neurônios já estão formados e já migraram para as suas posições no cérebro, mas o tamanho da cabeça, o peso do cérebro e a espessura docórtex cerebral, onde se localizam as sinapses, continuam a aumentar no primeiro ano de vida. Conexões a longa distância não se completam antes do nono mês e a bainha de mielina continua se adensandodurante toda a infância. As sinapses aumentam significativamente entre o nono e o vigésimo quarto mês, a ponto de terem 50% a mais de sinapses que os adultos. A atividade metabólica atinge níveis adultosentre o nono e o décimo mês, mas continuam aumentando até os quatro anos. O cérebro também perde material neural nessa fase. Um enorme número de neurônios morre ainda na barriga da mãe, essa perdacontinua nos dois primeiros anos e só se estabiliza aos sete anos. As sinapses também diminuem a partir dos dois anos até a adolescência quando a atividade metabólica se equilibra com a do adulto. Dessaforma, pode ser que a aquisição da linguagem dependa de certa maturação cerebral e que as fases de balbucio, primeiras palavras e aquisição de gramática exijam níveis mínimos de tamanho cerebral, deconexões a longa distância e de sinapses, particularmente nas regiões responsáveis pela linguagem.
Gaguejar
É comum dividir o estágio inicial da aquisição de linguagem em duas fases: pré-lingüística elingüística. No estágio pré-lingüístico, a capacidade lingüística da criança desenvolve-se sem qualquer produção lingüística identificável. Sem levar em conta as mudanças biológicas que facilitam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!