Aquisição da linguagem

Páginas: 5 (1163 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
UNISC
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: PSICOLINGUÍSTICA MARÇO/2013
PROFESSORAS: Rosângela Gabriel e Katiele Naiara Hirsch

Questões sobre o texto Aquisição da linguagem, de Ester Mirian Scarpa

1. A tentativa do rei Psamético do Egito narrada por Heródoto encontra apoio metodológico nas teorias da aquisição da linguagem? Justifique.
Sim, com essa experiência notou-se que mesmo sem nenhumainfluência do mundo externo, as crianças conseguiram emitiram uma sequência fonética durante a reclusão, apontando para a teoria do Inatismo, defendia por Chomsky, o qual afirma que o ser humano possui uma capacidade inata de linguagem, chamada de GU(gramática universal).
2. Como ocorre a aprendizagem da linguagem segundo a teoria behaviorista, tendo em vista os mecanismos deestímulo-resposta-reforço?
Segundo o Behaviorismo, a criança recebe um estímulo incondicionado do ambiente que causa uma resposta incondicionada, em uma pessoa que possua capacidade de aprendizagem, se essa resposta é repetida em outro evento do ambiente é reforçada positivamente, se a sequência estímulo-resposta-reforço for seguida várias vezes o indivíduo aprenderá a associar sua resposta ao estímulo através do reforço.Processo de hábitos, imitação, criação de hábitos linguísticos.
3. Por qual razão Chomsky atribui a aprendizagem da língua a um mecanismo biológico inato?
De acordo com Chomsky, linguagem específica do ser humano é genética, nasce com o indivíduo, e não apenas um conjunto de comportamentos. Mesmo com a pobreza de estímulos.
4. Enquanto a teoria inatista postula a modularidade da mente, Piagete Vygotsky associam a linguagem com o desenvolvimento integral da criança. Comente.
Módulo da linguagem. Forma de pensamento humano é diferente porque opera com símbolos e signos mentalmente, integrada aos demais sistemas cognitivos de desenvolvimento.
5. Levando em conta o processo de aquisição da linguagem, que distinção podemos estabelecer entre a teoria behaviorista e as proposições dePiaget?
Segundo Piaget, a linguagem humana depende do desenvolvimento da Inteligência da criança, a qual se dá na superação do período sensório-motor, por volta dos 18 meses, neste estágio inicia o desenvolvimento da função simbólica, por meio da qual um significante pode representar um objeto significado, podendo ser armazenada e recuperada. Ao contrário do Behaviorismo, que defende a teoriaestímulo-resposta-reforço, pelo qual o indivíduo nasce como uma tabula rasa, sem qualquer conhecimento, precisa de um estímulo do ambiente para ter uma resposta externa, se a resposta for reforçada positivamente será repetida várias vezes até que se torne contínua, se for reforçada negativamente tenderá a ser eliminada e se não receber qualquer estímulo será eliminada.
6. Considerando as ideias dePiaget acerca da aquisição da linguagem, o que é e qual a importância da função simbólica?
Para Piaget, a função simbólica possibilita diferenciar um significante de um objeto significado, permite que a criança represente objetos ou acontecimentos fora de seu campo de percepção em que está inserido, através de símbolos ou signos diferenciados, podendo recordar-se através de significantes esignificados afastados nos tempos e espaço.
7. Em que medida a proposta de Vygotsky se aproxima e se afasta da proposta de Piaget em relação à aquisição da linguagem?
As duas propostas de estudo aproximam-se pela intermediação dos signos como um plano internalizado de mediação de conceitos representados exclusivamente humanos, e se afastam a medida que Vigotsky propõe que fala e pensamento prático devemser estudados sob um mesmo prisma e atribuía à atividade simbólica uma função organizadora do pensamento: com a ajuda da fala a criança começa a controlar o ambiente e o próprio comportamento. Vigotsky primeiro o aprendizado e depois o desenvolvimento e Piaget ao contrário, primeiro o desenvolvimento e depois o aprendizagem.
8. Conforme as ideias de Vygotsky, qual a relação entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!