Aquisição da linguagem

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 10 de julho de 2014
RESENHA
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

MIGUEL MITOMARI LEONE FREITAS
PROFESSORA MESTRA DARIANA NUNES

Kail, Michèle - Aquisição de linguagem - 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2013.


RESENHAAprender a falar é, definitivamente, a principal etapa do desenvolvimento cognitivo de um individuo. A origem da aquisição da linguagem tem sido objeto de estudos linguísticos há séculos, porém, apenasno século passado começou a ser alvo de estudos categóricos e minuciosos. Os primeiros estudos sistematizados conhecidos foram registros detalhados em diários, geralmente feitos pelos pais, da evoluçãona aquisição da fala da criança em certo período de tempo. Esses estudos de diários são bastante importantes por formarem um banco de dados sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças em épocasremotas.
Logo após, aconteceram os “estudos de extensas amostras” de linguagem que se concentravam no desenvolvimento linguístico da criança. Nessa fase o objetivo era observar os padrõeslinguísticos em larga escala. Diferentes dos estudos de diários envolviam um grande número de indivíduos e analisavam uma parte específica da aquisição da linguagem. A principal contribuição desses estudos foi àidentificação de padrões linguísticos específicos, que contribuíram para análises linguísticas mais detalhadas.
A partir dos anos de 1960, linguistas passaram a estudar a aquisição da linguagemsistematicamente, se norteando através de padrões linguísticos na fala das crianças. Os debates entre Skinner e Chomsky e entre Piaget e Chomsky abriram novos horizontes nas investigações, priorizando aanálise do desenvolvimento linguístico da criança a partir de dados coletados por um longo período de tempo, em intervalos pré-estabelecidos, depois comparados com dados de outras crianças aprendendoa mesma ou outras línguas.
É enorme o avanço, nos últimos 50 anos, que as pesquisas sobre a aquisição da linguagem têm feito, porém não existe uma teoria ou abordagem definitiva acerca do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
  • Aquisição ao de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!