Aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 11 (2723 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2011
2 - LINGUA PORTUGUESA : AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
O mundo globalizado, dominado pelo uso intensivo das novas tecnologias da informação e da comunicação e pelas mudanças na economia (trans-nacional), exige a atualização contínua na busca de soluções locais para as necessidades da população. Neste tempo, espaço e cultura definidos, as pessoas precisam saber: onde localizarinformações e principalmente como saber usar as diversas fontes de informações.
Quem lê, amplia seus horizontes e conseqüentemente está mais aberto para todas as artes e ciências, pode-se dizer que a pessoa é cidadã do mundo e precisa capacitar-se para obter autonomia cultural e intelectual. E a leitura é uma janela no tempo e no espaço, pois amplia horizontes e possibilita o fortalecimento deidéias e ações.
Uma pessoa que tem o habito e o domínio da leitura, é sem duvida, mais consciente de seus direitos e deveres, possuindo assim, capacidade de argumentação em favor dos seus interesses.
Para que se possa integrar de pleno direito a condução, a produção e a transformação da sociedade de que faz parte, todo cidadão deve dominar a língua padrão.
A criança ao chegar na escola já tem odomínio da sua variedade linguística, que muitas vezes é estigmatizada pela sociedade. Cabe à escola então, oferecer a possibilidade de inserção dessa criança nos outros contextos sociais, como o educacional, e o do futuro mercado de trabalho , como lhe é de direito, sem no entanto, colocá-lo numa posição de inferioridade pela variedade linguística que usa .
Essa possibilidade só se concretizaráatravés da leitura e da escrita.
Nos ambientes de acesso e uso da informação é necessário promover e fortalecer o processo da leitura, reflexão e debate. As ações leitoras precisam acontecer em espaços educacionais, desde o ambiente familiar aos ambientes de ensino fundamental e também no ensino profissionalizante, indiferente se para crianças, jovens, adultos e idosos. Porém as ações de leituranecessitam de planejamento, organização e execução.
Não basta ler, precisa haver análise do que se lê, discutir e interpretar para dar sentido e conseqüentemente fazer uso da leitura. Isto significa reforçar a competência individual e coletiva no entender, utilizar, refletir e discutir utilizando os processos de escrita e de leitura para interagir na sociedade.
E o interagir na sociedade,fomenta uma busca de compreensão e reflexão do sujeito desde as demandas de simples atividades até as mais complexas. Atuar no mundo em prol de si e dos outros, na busca de uma sociedade melhor. Exemplificando, se é um profissional bibliotecário, garantir-se neste campo de atuação, buscar constantemente a informação para si primeiramente e assim através do conhecimento "promover" os "projetos". Apromoção no caso da leitura colabora em formar leitores.
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.
Pressupostos básicos de sua teoria: o interacionismo, a idéia de construtivismo seqüencial e os fatores que interferem no desenvolvimento.
A criança é concebida comoum ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação, organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio,funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.
A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.
Considera, ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento biológico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!