Aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 17 (4016 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANDRESA KELLY RODRIGUES, RU: 553559, 2010/05
MICHELE FERNANDA WERNECK, RU: 625392, 2011/01

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO

LENÇÓIS PAULISTA – SP
2011-06-03

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBAANDRESA KELLY RODRIGUES, RU: 553559, 2010/05
MICHELE FERNANDA WERNECK, RU: 625392, 2011/01

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Telma Aparecida Venâncio
Centro Associado: Lençóis Paulista

LENCÓISPAULISTA – SP 2011-06-03

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A alfabetização tem sido um tema muito discutido. Buscam-se respostas para questões: de que modo a criança aprende? Que método utilizar? Como ensinar? Qual é o papel do professor? Qual é opapel da criança? Que interações são possíveis na sala de aula?Para responder essas questões, não como uma forma de ensinar, mas também de como aprender, demos início a pesquisar um pouco mais sobre esta metodologia.Com base nas teorias aqui estudadas, refletiremos sobre os processos de leitura e escrita ao longo do tempo;
Visando o aprimoramento na construção da FALA e da ESCRITA, citaremosalguns elementos básicos nesta unidade temática, destacando desde o desenvolvimento da linguagem até a alfabetização de jovens e adultos no Brasil. Com base em literaturas de três grandes e renomeados autores: Jean Piaget , Lev Semenovich Vygotsky e Emília Ferreiro, obteremos uma visão mais ampla sobre este tema.
Apesar das diferentes perspectivas sobre seus pensamentos, teorias e métodos, taisautores possuíam diante dos processos de aprendizagem um único objetivo: COMUNICAR-SE.Alfabetização exige alguns cuidados especiais, pois sem dúvida é uma etapa primordial e decisiva no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. É um mundo mágico, no qual é permitido tirar as palavras de seu estado estático, para descobrir, jogar, criar e recriá-las. Levando o aluno a descobrir o potencialda língua na alfabetização.Pois o aluno se constitui com sujeito discursivo que tem o que dizer e atuar sobre o mundo que o rodeia. A leitura e a escrita são capacidades linguísticas que devem ser trabalhadas com vista à consolidação do processo ensino-aprendizagem que tem por função social integrar o aluno na sociedade. Para produzir um texto é preciso conhecer a linguagem escrita, as diferentesfunções comunicativas e as formas textuais; Saber comunicar-se por escrito é condição essencial para uma participação social mais plena.
Para obtermos um bom trabalho alfabetizador, além dos conhecimentos teóricos, é preciso sempre rever, refletir, ouvir e estudar, buscando sempre, crescer e melhorar como pessoas e bons profissionais
2. LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÃO DEENSINO
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
Com base nas teorias aqui estudadas, refletiremos sobre os processos de leitura e escrita ao longo do tempo; Divergentes em métodos e idéias, tais autores em suas teorias acrescentariam para nossa prática pedagógica um mesmo fundamento nos métodos da alfabetização. Eles não estudaram somente o desenvolvimento da linguagem humana. Mas elesrefletiam sobre o fundamento do pensamento humano.
Piaget, com sua teoria chamada de epitemologia genética (cognitivismo construtivista), ele desenvolveu seus estudo com ênfase nos processos de construção do conhecimento COGNITIVO, ( nascemos com tal capacidade) e através de cada estágio vivenciado, desde o nascimento até a fase adulta, essa construção é sucessivamente desenvolvida.
1°estagio:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!