Aquisição da lingua portuguesa e suas implicações no ensino de lingua portuguesa

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A AULA

Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – A aula Ensino Fundamental, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

Tutor local: Rosangela Gomes
Polo de Apoio Presencial: Polo Mogi das Cruzes.

MOGI DAS CRUZES
2010
SUMÁRIO1INTRODUÇÃO.........................................................................................................04 2 ANALISE REFLEXIVA SOBRE PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA, E POR QUE AMBOS OS PLANEJAMNETOS SÃO IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DOCENTE ................................................................................................................05.
2.1- APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PESQUISADA, ANALISE DOS PLANOS DEENSNO E AULA DA ESCOLA............................................................................06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................09
REFERÊNCIAS .........................................................................................................10INTRODUÇÃO

O relatório de pesquisa tem a oferecer aos alunos o poder de aprender assistindo as aulas e observando o professor na sua prática na sala de aula, podendo conhecer do seu plano de aula. Estar dentro de um Instituição de Ensino trabalhando em cima da pesquisa é um modo especial de conhecermos também o trabalho dos diretores e coordenadores.
O Objetivo do relatório de pesquisa no EnsinoFundamental visa a formação de um profissional capaz de:
• Compreender o processo de trabalho pedagógico que ocorre dentro da escola, às condições de desenvolvimento da criança;
• Vivenciar o trabalho coletivo feito entre professores, diretores e coordenadores no trabalho pedagógico;
• Observar e analisar a relação pedagógica na organização escolar;
• Desenvolver atividades de observação,participação, pesquisa e outras complementares de forma a garantir uma análise crítica em relação ao contexto escolar;
• Observar alunos de vários níveis de desenvolvimento físico, pedagógico, psicológico e social, caracterizando essa diferenciação como uma variável a ser considerada no processo ensino-aprendizagem;
Compreender como funcionam através de entrevistas o Plano de Ensino e Plano de aula daInstituição pesquisada.
O relatório de pesquisa é um processo de aprendizagem indispensável ao estudante de pedagogia que deseja tornar-se um bom profissional.
A metodologia utilizada foi de observação e entrevistas com direção, coordenação. Sendo assim feito o presente relatório.

2. ANALISE REFLEXIVA SOBRE PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA, E POR QUE AMBOS OS PLANEJAMNETOS SÃO IMPORTANTES PARAA PRÁTICA DOCENTE..

O elemento de ensino que compõe o dia a dia da escola é o planejamento. A maioria das escolas braseiras organiza no começo do ano uma semana de planejamento.
O planejamento pode ser definido como um processo de permanente critico e reflexo vivenciados pelos educadores, nos 200 dias letivos e para alem deles. É muito mais amplo do que a elaboração de planos e projetos. Oplanejamento é uma atitude, que damos a pensar ao refletir.
Toda escola se organiza a partir de um currículo formal, o qual serve de base para construção de Projeto Político Pedagógico (PPP). A construção deve ser feita coletivamente, junto com a realidade da comunidade que a escola está localizada.
O fundamental para a elaboração do plano é assimilar que a ação pedagógica precisa de um mínimode preparo. É importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um trabalho transformador.

“Previsão inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho educacional que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente” ( Mattos, 1971, p. 140).

O plano de aula é um documento feito pelo professor para elaborar os seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da lingua materna e suas implicações no ensino da lingua portuguesa
  • Aquisição da língua materna e suas implicações no ensino da língua portuguesa
  • A Importância Da Língua Portuguesa E Suas Implicações
  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa: aquisição da linguagem e
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!