Aquino
SOBRE A MENTE,
NA QUAL ESTÁ A IMAGEM DA TRINDADE
QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE, X
Introdução, tradução e notas: Prof. Dr. Maurílio J. O. Camello
UNISAL - U. E. LORENA
2001
"No conhecimento pelo qual nossa mente conhece a si mesma, está a representação da Trindade Incriada segundo a analogia, enquanto por esse modo a mente, conhecendo a si mesma, produz o seu verbo e de ambos procede o amor. Assim, o Pai, ao dizer-se a si mesmo, gerou seu Filho desde a eternidade, e de ambos procede o Espírito Santo" (Art. 7 - Respondo)
"Nossa mente não pode entender-se a si mesma de modo que se apreenda imediatamente, mas ao aprender as outras coisas, chega ao conhecimento de si; assim como é conhecida a natureza da matéria prima pelo fato mesmo de ser receptiva de tais formas. O que se evidencia pelo modo como os filósofos investigaram a natureza da alma" (Art. 8 - Respondo).
"O que é o existir não se inclui perfeitamente na razão de nenhuma criatura; o existir de qualquer criatura, com efeito, é diferente de sua quididade: donde não se pode dizer de alguma criatura que sua existência seja por si mesma e em si evidente. Mas, em Deus, sua existência é incluída na razão de sua quididade, porque em Deus é o mesmo o ser e o existir, como diz Boécio e Dionísio; e é o mesmo se existe e o que é, como diz Avicena, e assim é conhecido por si e em si" (Art. 12 - Respondo)
I N D I C E
I n t r o d u ç ã o 5
1. O texto: aspectos gerais 5
2. A mente: memória, inteligência e vontade 7
3. O conhecimento das realidades materiais e sensíveis 9
4. O autoconhecimento da mente 13
5. A mente e o conhecimento de Deus 20 Notas 23
T r a d u ç ã o
Artigo 1 - E por primeiro se pergunta se a mente enquanto nela está a imagem da Trindade é a essência da alma, ou uma potência