aquii tem histologia

623 palavras 3 páginas
Como são formados os espermatozóide?
Existem muitos tipos de células no corpo humano, e todas tem sua importância, mas o espermatozóide se comporta de maneira especial, se organizando, migrando e realizando, talvez, o processo mais interessante da vida humana que é a fertilização.
O espermatozóide é formado nos Túbulos Seminíferos, pequenos canais contidos nos Testículos, a partir de uma célula primária chamada espermatogônia. Ao contrário dos ovários, que tem um “estoque” de óvulos, o testículo “fabrica” os espermatozóides. O tempo de formação de um espermatozóide é de cerca de 75 dias. A espermatogônia é uma célula redonda, grande e com núcleo volumoso. Durante sua transformação o núcleo é condensado, a célula se reduz e alguns orgãos se transformam no “motor” e outros na cauda do espermatozóide.
O nome testículo vem de Testis ou pequenos testamentos. Duas histórias são conhecidas para a origem desse nome. A primeira, conta que os gladiadores romanos faziam o juramento de fidelidade ao imperador segurando um dos Testículos. A segunda, mais aceita, diz respeito a eleição do Papa. Na idade média, uma Papisa (Lucrécia Borgia) foi eleita para o Papado, e para evitar que o fato se repetisse os cardeais instituíram um método para saber se o escolhido era realmente um homem.

Por que os testículos ficam fora da parte interna do corpo ?

O testículo é a gônada sexual masculina dos animais sexuados produzindo as células de fecundação chamadas deespermatozóides (os gâmetas masculinos). Nos mamíferos ocorre aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Podem também ficar no interior do corpo de animais (geralmente os répteis ou os marinhos). Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos. Sua função é homóloga a dos ovários dasfêmeas.
Nos seres humanos, os testículos são suspensos pelos cordões espermáticos formados por vasos sanguíneos elinfáticos, nervos, músculo cremaster, epidídimo e canal

Relacionados

  • pedagogia
    9259 palavras | 38 páginas