Aqui que tá.

Páginas: 8 (1839 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
1. OBJETO DE PESQUISA

1.1 Por que Lina Bo Bardi

A arquitetura brasileira é carente de originalidade. Desde a época colonial até hoje, as referências para a arquitetura vêm do exterior, porém, o Brasil teve e tem atualmente arquitetos que souberam utilizar os padrões internacionais e agregar valores a estes devido às necessidades encontradas em nosso país. Dentre esses arquitetos dedestaque, temos Lina Bo Bardi, que com sua genialidade e muito empenho em conhecer as regiões em que desenvolveria seus projetos, adequou suas obras as condições dos locais e as características sócio-culturais dos brasileiros, ajudando a tornar nossa arquitetura mais interessante e com características mais próprias, atualmente reconhecidas até no exterior.

1.2 Vida e principais projetos

AchillinaBo nasce em 5 de dezembro de 1914, em Roma. Logo após cursar o Liceu Artístico, ingressa na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, apresentando, em 1939, aos 25 anos, sua Tesi di Laurea. Seu trabalho de conclusão do curso, Nucleo Assistenziale di Maternità e Infanzia, desperta polêmica por se constituir num projeto todo em concreto armado e em vidro, proporcionando um resultado estéticoem dissonância com o estilo oficial da escola.

Mudou-se para Milão, trabalhou na revista Domus e logo depois abriu um escritório no coração da cidade, em parceria com o arquiteto Carlo Pagani. Porém seu escritório acaba por ser bombardeado pelas tropas inglesas sendo inviável desenvolver qualquer tipo de projeto neste período. Colaborava então com revistas de todos os gêneros e após a guerra,enviada pela Domus, viaja em companhia de Pagani e do fotógrafo Federico Patellani pela Itália, documentando e avaliando a situação do país destruído. Funda com Pagani e Bruno Zevi a revista semanal ‘A’ – Attualità, Architettura, Abitazione, Arte [fig.1]. Nesta mesma fase o relacionamento de Lina e Pietro Maria Bardi aprofunda-se até o casamento (1946). Pietro, historiador e dono da GalleriaPalma, decide viajar pela América Latina, com o intuito de vender obras de sua galeria e levar a exposição Pintura Italiana Antiga. Lina o acompanha naquilo que seria uma mudança profunda e radical na vida dos dois.

' Conhecem Assis Chateaubriand que convida Pietro Bardi a fundar e dirigir um Museu de Arte e Lina para projetar a sede do museu. Escolhem a cidade de São Paulo como sede, por aliestar a elite cafeeira que financiaria o museu. Em 2 de outubro de 1947 é fundado o MASP – Museu de Arte de são Paulo, instalado provisoriamente no segundo andar da sede dos Diários Associados, na rua Sete de Abril. Neste mesmo período, projeta nova sede para os Diários Associados e realiza design de jóias “semipreciosas” (brasileiras). No ano seguinte, Lina funda, em São Paulo, em sociedade com oarquiteto italiano Giancarlo Palanti, o Studio de Arte Palma e dedica-se a desenhos de mobiliários.

Em 1950, Lina além fundar com Pietro Maria Bardi a revista Habitat – Revista das Arte no Brasil [fig.2] e dirigi-la, em 1951 naturaliza-se brasileira e projeta a Casa de Vidro [fig.3], residência do casal, no então selvagem bairro do Morumbi, onde fez pousar uma elegante estrutura moderna, comparedes de vidro suportada por pilotis em um declive do terreno. Junto com Bardi, cria e dirige o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC); desenvolve o projeto da poltrona Bardi’s Bowl [fig.4] além de outros projetos como o Edifício Taba Guaianases; Estudos para “Casas Econômicas”; projeto “Museu à beira do oceano”, em São Vicente.

De 1955 até 1957, Lina atua comodocente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde redige a tese Contribuição propedêutica ao ensino da teoria da arquitetura para o concurso de cátedra de Teoria da Arquitetura. Neste período, inicia o projeto da segunda sede do MASP na Av. Paulista, que viria a ser inaugurada apenas em 1968.

A Arquiteta nota que sua busca sobre as bases culturais brasileiras não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aqui
  • Ta
  • TA
  • aqui
  • Ta que ta
  • Aqui
  • aqui
  • Aqui

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!