aquele

697 palavras 3 páginas
1 Trabalho e emprego no mundo contemporâneo
A sociedade contemporânea é centrada no trabalho. Nela, o trabalho é visto como forma de realização, chance de aprendizado e geração desafios, que faz a pessoa responsável e admirada.
A sociedade industrial que o patrocinou gerou mais conforto pessoal e desenvolvimento social do que em qualquer outra época da história humana. O pleno emprego foi considerado um grande fator de realização pessoal e de paz social. No mundo atual, o emprego passou a ser um produto escasso.
O trabalhador contemporâneo adota uma posição ambígua em relação ao emprego. Embora as relações entre o capital e o trabalho continuem mescladas de dependência e conflito – ora vistas como uma conquista do trabalhador, ora como símbolo de escravidão.
A disponibilidade de emprego ainda é a mais importante fonte de sobrevivência, marco de tranquilidade e alvo de conquista. O desemprego é considerado como uma chaga social.
Curiosamente, as políticas vigentes, assim como a ciência e a tecnologia colaboraram juntas para o fim do emprego e o acirramento das crises sociais do nosso tempo.
Ser empresário é muito diferente de ser empregado. A maioria dos trabalhadores foi preparada para o emprego, não para o trabalho autônomo.
Empregabilidade (capacidade de conseguir ou de se manter no emprego) e a trabalhabilidade (capacidade de preparar-se para o trabalho autônomo, seja no setor de produção ou de serviços).
2 O novo trabalhador emergente
O trabalhador que emerge neste século necessita de um conjunto de habilidades e conhecimentos básicos diferentes de tudo o que foi prescrito no passado. Continuam importantes, mas necessitam ser atualizados constantemente, porque não são suficientes para conquistar o almejado lugar no mercado de trabalho.
Precisam ser acrescidos da competência interpessoal, a capacidade de tomar decisões e de mudar.
A habilidade essencial do trabalhador contemporâneo pode ser sintetizada nesta capacidade de estar em permanente

Relacionados