Aquele

338 palavras 2 páginas
Grupos primário e secundários:
Grupos primários consistem em grupos pequenos com relações íntimas; famílias, por exemplo. Podem ser caracterizados por contactos diretos ou indiretos, como corresponder-se com um irmão em outro país via e-mail. Eles geralmente mantêm-se durante anos.
Já os grupos secundários', em contraste com grupos primários, são grupos grandes cujas relações são apenas formais e institucionais. Alguns deles podem durar durante anos mas alguns podem desaparecer depois de uma vida curta.
Estrutura informal
É um bom lugar para Gestores formais se ampliarem e adquirirem experiência. No entanto, Gestores informais podem falhar como líderes formais por não lidarem bem com a responsabilidade formal.
O grupo surge e continuar para alimentar os desejos de seus membros e, envolve, basicamente, o desenvolvimento e manutenção da cultura do grupo, o desenvolvimento e manutenção de sistemas e canais de comunicação e o exercício do controle social, através do qual o comportamento dos outros é influenciado e aceitável. O controle social acontece interno e externamente.
O controle interno acontece para que membros do grupo se comportem de acordo com a cultura do grupo. O controle externo é dirigido aos de fora do grupo, tais como diretoria, sindicato. A pressão do controle externo pode ser bastante grande, por exemplo, por ocasião de alguma greve.
Uma administração efetiva resulta numa situação em que a estrutura informal complementa o trabalho - o ideal é haver perfeita interação entre os dois tipos de estruturas. O quadro a seguir mostra as principais vantagens e desvantagens da estrutura informal em uma organização.
Estrutura Formal
É representada pelo organograma da empresa, no módulo anterior mostrei alguns modelos de organograma e seus aspectos. Na estrutura formal que representa os aspectos básicos são quando a análise dos componentes, condicionalmente de níveis de abrangência da estrutura organizacional.
A Estrutura organizacional não é

Relacionados