Aquecimento

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
Introdução

A primeira fase de toda atividade física é o aquecimento e tem como objetivo preparar o corpo tanto fisiologicamente como psicologicamente. O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.O aquecimento previne principalmente as lesões como, musculares, cardiovasculares, de articulações entre outras partes do corpo. Faz também com que seu sistema nervoso central saiba que você está iniciando uma atividade, aumentando a velocidade de transmissão de impulsos nervosos, sendo assim, tem que ser uma atividade moderada. O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios,que é indispensável incorporá-lo em nossas atividades físicas. Ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo.
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
Já oaquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.



Desenvolvimento

O aquecimento é primordial para o inicio de uma atividade física, mas também é preciso que seu corpo estejapreparado para a atividade, e as vezes precisamos complementar esta atividade com musculação, alongamentos e atividades aeróbicas controladas com suas possibilidades físicas.
O jeito mais saudável de se começar qualquer tipo de atividade física é fazendo um bom aquecimento e se alongando bastante. Pesquisas provam que a capacidade de fazer atividades físicas tendem a melhoram com o aumento datemperatura, pois reduzem as probabilidades de ocorrerem lesões. Por exemplo, uma elevação da temperatura produz uma dissociação mais rápida e completa do oxigênio da hemoglobina. A liberação do oxigênio da mioglobina, uma fonte extra de oxigênio localizada no músculo esquelético, também aumenta em temperaturas altas. Para uma determinada quantidade de exercício, é necessário menos oxigênio após oaquecimento. Em relação a célula, uma elevação na temperatura diminui a ativação de energia no qual ocorrem as importantes reações químicas metabólicas. Este índice de aceleração metabólica conduz à utilização eficiente dos substratos que são cruciais no fornecimento da energia necessária à atividade física.
As temperaturas musculares abaixo da temperatura do corpo tendem a aumentar a viscosidade muscularcausando uma sensação de inércia, rigidez e fraqueza nos músculos. A contração muscular também parece ser mais rápida e com maior força quando a temperatura do músculo fica ligeiramente elevada acima da temperatura do corpo. O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:
· aumento da taxa metabólica;
· aumento de fluxo sangüíneo local;
· melhoria da difusão do oxigêniodisponível nos músculos;
· aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
· aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
· diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
· aumento da velocidade e da força de contração muscular;
· melhoria na coordenação;
· aumento da capacidade das articulações à suportar carga.
No treinamento desportivo (naatividade física), a literatura especializada divide o aquecimento em duas estruturas relacionadas quanto à especificidade da modalidade, geral e específico.
Aquecimento Geral
Realizado por meio do da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade.Exemplo: bicicletas, corridas, pular corda, polichinelos, esteira ou atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquecimento
  • Aquecimento
  • Aquecimento
  • Aquecimento
  • Aquecimento
  • aquecimento
  • aquecimento
  • Aquecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!