Aquecimento golbal

1117 palavras 5 páginas
Introdução

Em entrevista ao Programa do Jô, da Rede Globo, o climatologista Ricardo Augusto Felício, rebate todos os fatos relacionados ao aquecimento do planeta Terra.
Ele fala sobre diversos assuntos como, Aquecimento Global, derretimento das geleiras polares, desmatamento, a “inexistência da Camada de Ozônio” e etc.
A partir de textos acadêmicos discutiremos essas questões colocadas pelo professor Ricardo.

Derretimento das calotas polares e elevação da temperatura
Inicialmente o professor afirma que as geleiras polares não derretem devido à causas antropogênicas, e sim por processos cíclicos naturais e que o nível do mar não está aumentando. O profº também afirmar que as temperaturas não estão aumentando e sim diminuindo.
Do ponto de vista climatológico, ou seja, se pensarmos no assunto e relacionarmos com as estações naturais anuais, podemos até concordar, mas em partes. Realmente ocorre o derretimento e congelamento todos os anos, porém justamente esse congelamento se torna cada vez mais ineficiente, devido a esse aquecimento anormal que ocorre. (SILVA E PAULA (2009) apud Petit et AL.1999, Chen et al.2006, Dowdeswell 2006) “Com base em 2,5 anos de levantamento de dados por meio de satélites gravimétricos, detectou-se que as geleiras da Groenlândia, a segunda maior fonte de água doce do planeta, estão derretendo cerca de 1,8mm por ano, três vezes mais rápido do que foi observado nos últimos 5 anos” . Pelas projeções de aquecimento médio global, até 2100, grande parte do gelo da Groenlandia terá derretido, resultando em uma elevação do nível do mar de 3 a 4 metros (Overpeck et al, 2006).
(IPCC 2007) “Modelos matemáticos climáticos projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4oC, e o nível médio das águas do mar subirá entre 9 a 88 cm de 1990 a 2100”.

Na figura abaixo, observamos (a) as mudanças na temperatura média global da superfície, (b) média global da elevação do nível do mar a

Relacionados

  • Aquecimento golbal
    329 palavras | 2 páginas
  • Aquecimento Golbal
    546 palavras | 3 páginas
  • Seminário Fabricação Mecânica
    15139 palavras | 61 páginas