Aquecimento global stc7

597 palavras 3 páginas
Aquecimento global

1.O que é o”Aquecimento Global”?

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, que se caracteriza num aumento da temperatura média superficial global, em volta da superfície da terra e que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas.

2.Quais as principais causas do”Aquecimento Global”?

Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito de estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

3.Explique o fenómeno do“Efeito de Estufa”.

Denomina-se efeito de estufa á absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.
O efeito de estufa á uma característica da atmosfera terrestre, sem este efeito a temperatura seria muita mais baixa. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente.

4.Que medidas preventivas se poderão tomar de modo a minimizar as consequências do”Aquecimento Global”?

Os principais gases causadores do efeito de estufa são o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e CFCs. Actualmente as suas concentrações estão aumentar. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido á sua libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação.
O protocolo de Quioto visa a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa. Contudo os EUA, o maior poluidor mundial, ainda não assinou o protocolo.

5.Qual o impacto do”Aquecimento Global”?

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo

Relacionados

  • Guião 2 STC UFCD 7_2014 2015
    3116 palavras | 13 páginas