AQUECIMENTO GLOBAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O RELATÓRIO DO IPCC

Páginas: 36 (8958 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
AQUECIMENTO GLOBAL, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O RELATÓRIO DO IPCC – INTERGOVERNAMENTAL PANEL CLIMATE CHANGER.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Geografia

RESUMO

Desde muito, os cientistas de todo mundo, procuram as formas e a origem de tudo que existe no universo. Contudo, nas últimas décadas, as pesquisas seintensificaram, nos mais diversos ramos relacionados com os mistérios da natureza, entretanto, a uma gama de pessoas que se apegam no princípio da inexistência de certeza nas avaliações científicas. Por sua vez, a peculiaridade em ciência e a condição aparente entre discussões e estudos, mas que guardam a harmonia essencial na busca da verdade. Nosso trabalho visa descrever as duas principais vertentes de umadiscussão que consome milhões das organizações de progresso da ciência e dos governos de todo o mundo, com os estudos sobre as mudanças climáticas, efeito estufa e principalmente o aquecimento global. As vertentes que abordaremos é que o aquecimento global é de origem antropogênica que prega a contaminação da atmosfera com gases de efeito estufa (GEE), através de uso dos combustíveis fósseis eoutros. E a outra, de origem natural, com base na geologia e indícios de que os próprios modelados criados contêm falhas de análise e os dados numéricos não são confiáveis. Abordaremos também, as mudanças climáticas e a história da Terra na escala geológica.




UMA CONSTRUÇÃO DO PASSADO
Faremos uma reconstrução de passado muito distante, com a formação do planeta Terra, essa nossa nave quevagueia pelo espaço, foi formada há 4,6 bilhões de anos, através da agregação da nuvem primordial, que deu origem ao nosso sistema solar.
NASA
UM BREVE HISTÓRICO DO PLANETA TERRA:
O planeta terra foi formado há cerca de 4,6 bilhões de anos. É o terceiro planeta do sistema solar, contando do sol para fora, e situa-se a uma distância média de 149.600.000 Km. Ela gira em torno do sol cerca de 365dias(um ano). O movimento de translação da terra sobre o sol determina de fato, as diferentes estações climáticas que conhecemos (Primavera, Verão, Outono, Inverno).
A idade da Terra é estimada através de datação de material radioativo de meia-vida ou decaimento radioativo. Sua atmosfera primordial era composta por gases tóxicos que não favorecia em nada a formação da vida que temos hoje, essaatmosfera era constituída da remanescente da nebulosa original, da qual se condensou o sistema solar, essa atmosfera devia envolver todo o sistema solar.

A ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera primordial era constituída de remanescentes da nebulosa original da qual se condensou o sistema solar, nela predominavam o hidrogênio e o hélio, e muito pouco gás carbônico, metano, amônia e gases nobres.Acredita-se que esta atmosfera primordial foi arrastada para fora da terra à medida que ela se condensava, porque à proporção existente hoje, de gases nobres, é muito menor do que existe no sol e nos grandes planetas, júpiter e saturno. Não se sabe ainda como a atmosfera primordial foi eliminada. Talvez por ser muito leve e se perdesse no espaço ou talvez fosse arrastada para fora do planeta pelosventos solares.
A atmosfera que temos hoje foi formada ao longo do tempo com o surgimento das plantas que pertenciam ao filo Cyanophyta. Conhecidas como algas azuis, que “comiam” o gás Carbônico (CO2) e liberava Oxigênio (O2) na atmosfera. Há indícios de que esses organismos fotossintetizadores surgiram há pelo menos 3,5 bilhões de anos. Eram as cianobactérias do tipo estromatólitos. O gráfico abaixonos mostra como se desenvolve essa atmosfera secundária, fazendo uma comparação entre uma atmosfera sem a presença de oxigênio e outra com a presença de oxigênio e do início do gás ozônio, o qual favoreceu um bloqueio dos raios solares nocivos a saúde dos primeiros organismos vivos. Logo abaixo temos uma esquematização do ciclo do Ozônio.

NOAA

Com o passar dos tempos essa atmosfera ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
  • Aquecimento global e mudanças climáticas
  • Aquecimento global, derretimento das calotas polares e mudanças climaticas
  • Mudanças Climáticas – Mito do Aquecimento Global Antropogênico
  • Efeito estufa
  • Aquecimento global e alterações climáticas
  • Aquecimento global e transformações climáticas
  • AQUECIMENTO GLOBAL: as interferências antrópicas sobre as mudanças climáticas da Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!