AQUECEDOR SOLAR

4036 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO
O avanço da crise de energia no Brasil, o aquecimento global e a preocupação mundial em reduzir as emissões de CO2, existem estudos para o desenvolvimento de tecnologias limpas e de baixo custo, associada à idéia de redução de resíduos com a reutilização e reciclagens de embalagens, entre outros materiais. Da constante preocupação também com o meio ambiente surge à idéia da construção de meios para obtenção de energia limpa e renovável.
O aproveitamento de energia solar é uma das formas mais simples e abundantes de obtenção de energia limpa. A energia solar em aquecedores, já vem sendo usada no Brasil desde a década de 60, época em que surgiram as primeiras pesquisas na área de tecnologias solares (ANEEL, 2006).
Atualmente existem cerca de 600 mil coletor solares instalados no Brasil para aquecer a água do banho. Num país que ainda sofre ameaça de “apagão”, 7% de toda energia produzida tem como destino o chuveiro elétrico. Isso equivale ao consumo de energia do estado do Rio Grande do Sul.
Este trabalho, é feito um estudo do comportamento deste coletor solar de baixo custo feito a partir de placas de forro de PVC, entre outros materiais reutilizáveis (canos velhos, caixas de isopor), objetivando a identificação de suas características técnicas. Isto se dá através da medição da eficiência térmica do coletor, evidenciando assim a sua credibilidade e possibilidade de instalação em residências.
A tecnologia termos solar reduz o dano ambiental associado às fontes de energia convencionais: não produz emissões de gases tóxicos à atmosfera e não deixa resíduo como lixo radioativo. A tecnologia apresenta benefícios sociais como a redução da conta de energia elétrica, a geração de empregos por unidade de energia transformada, a descentralização da sua produção e a comercialização de certificados de redução de emissões de carbono. Os aquecedores solares são candidatos à obtenção de recursos do Mecanismo de
Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto, que

Relacionados