Aquacultura - 5º Relatório: Áreasdeatuaçãoprofissional

1096 palavras 5 páginas
Introdução a Aquacultura
Palestra com Bruno M. Queiroz sobre áreas de atuação na aquacultura

Aquacultura: Profissional (áreas de atuação) e mercado

Muitas profissões tem surgido para suprir as necessidades da indústria. No ambiente rural não é diferente, a demanda por alimentos só aumenta com o crescimento da população e do consumo. Hoje contamos com o apoio do governo para atuar no setor agrário, cujo desenvolvimento é fundamental para o crescimento do país. Formado em veterinária no ano de 1995, Bruno esteve muito inserido no ambiente aquícola desde então. Hoje é aluno de de doutorado enquanto participa de projetos e realiza trabalhos no ramo da aquacultura e compartilha parte de sua experiência em sua palestra.
Dando início na palestra, o profissional comenta sobre o que é aquacultura e seu constante crescimento e valorização. Apresenta o relato histórico que demonstra vestígios de tanques e reservatórios de água, por volta de 5000 a.C. Registros que exibem o tabelamento de tamanho e comportamento de carpas, em 1000 a.C. E dados históricos revelam que por volta do ano 460 a.C. a piscicultura aquática já era fonte de energia, e renda para algumas populações.
No Brasil vemos a crescente produtividade aquícola. Nos anos 20, o peixe que apresentava maior índice de produtividade era a carpa, sucedendo, nas décadas seguintes, a tilápia e a truta. Nos anos 60 as carpas chinesas demonstraram seu valor no mercado brasileiro e alcançaram o posto de peixe mais produzido. Pelos anos 70 e 80, o governo notou a real importância da aquicultura para um país, principalmente quando se trata de um com o potencial hídrico de tamanha magnitude, e então passou a incentivar o estudo, a produção e a pesquisa na área. Dos anos 90 em diante faculdades passaram a oferecer cursos superiores voltadas para a produção aquícola, e a profissionalização tem aumentado.
Com a maior capacitação de pessoas e incentivo governamental, a aquicultura no Brasil só tende a crescer. Já existem gráficos

Relacionados