aqqwssss

871 palavras 4 páginas
Introdução

Muitos sistemas de compartilhamento de arquivos pela internet são bastante populares, no entanto, é possível que nenhum deles tenha tanto destaque quanto o BitTorrent.
Trata-se de uma tecnologia que oferece um modo de funcionamento inovador, eficiente, rápido e estável, especialmente para o compartilhamento de arquivos de grandes dimensões.

BitTorrent

Criado por um norte-americano chamado Bram Cohen em 2001, o BitTorrent é um protocolo de rede que permite o compartilhamento de ficheiros pela Internet, e este protocolo é um peer-to-peer file sharing.
No BitTorrent os ficheiros são divididos em pedaços de ficheiros mais pequenos entre 256Kb. Os pedaços são enviados de maneira aleatória, em que o utilizador apos ter todos os pedaços, pode então reconstruir o ficheiro final juntando todos os ficheiros.

Funcionamento

Torrent

Para que o utilizador possa fazer o download (receber dados) de um ficheiro ou upload (enviar dados) através do BitTorrent, é necessário que o ficheiro em questão esteja associado a um torrent. Em que o torrent, é um simples ficheiro de pequenas dimensões, em que este simplesmente contém as informações necessárias para o compartilhamento desse ficheiro.
Dentro de um torrent as principais informações que vens introduzidas lá são:
Announce – Informa qual o tracker que trata da distribuição do ficheiro;
Announce-list – Informa eventuais trackers auxiliares;
Comment – Um comentário inserido pelo criador do torrent;
Created by – Informa qual foi o software que criou o torrent;
Info – Contém todos os dados referente a ficheiro, como por exemplo nome, tamanho, etc.
Isto significa que, para que o utilizador consiga encontrar um ficheiro, seja um filme , música, etc, é primeiro necessário achar o torrente associado a esse ficheiro. O torrent vem sempre na extensão “.torrent”. E só após ter o ficheiro torrente é que pode fazer o download desse ficheiro que pretende usando um programa apropriado, em que esse programa

Relacionados