Aqecimento global

534 palavras 3 páginas
Importância das bactérias:
-Embora algumas espécies de bactérias causem graves enfermidades, a função biológica das bactérias é indispensável, principalmente nos processos de fermentação e reciclagem da matéria orgânica.
-A fermentação é um processo pelo qual são obtidos produtos usados na alimentação humana como, por exemplo requeijão, queijo, iogurte.
-As bactérias e os fungos são organismos decompositores, agindo sobre os organismos mortos, devolvendo a matéria decomposta à natureza. “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
-Algumas bactérias presentes nas raízes das leguminosas, conseguem fixar o nitrogênio atmosférico.
-Existem bactérias que vivem associadas ao sistema digestivo dos animais ruminantes como o gado, realizando a digestão da celulose. Principais doenças humanas causadas por bactérias:
Leptospirose: Deve-se evitar contato com água contaminada por urina de ratos. Ex: enchentes.
Tétano: É causado por uma bactéria que vive principalmente no solo, onde pode sobreviver por anos. Sua penetração no corpo humano ocorre através de lesões na pele.
Hanseníase: Conhecida como lepra. Causa perda de sensibilidade na pele (insensível ao frio e ao calor) e deformações no corpo. O contágio se faz pelo contato direto com o doente.
Sífilis: É uma doença sexualmente transmissível (DST). A doença se manifesta depois regride. Porém, durante todo o período sem manifestação, o doente pode transmitir a sífilis até mesmo sem saber que está doente.
Cólera: O contágio é feito pelo consumo de água e alimentos contaminados. A bactéria da cólera se reproduz rapidamente. O doente defeca seguidamente (fezes extremamente líquidas), sofre uma rápida desidratação que pode levá-lo a morte em um dia.
Tuberculose: É transmitida pelo bacilo de Koch e atinge os pulmões. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso, pode se infectar. A tuberculose provoca tosse com sangue. A prevenção é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de

Relacionados

  • Aqecimento Global
    1199 palavras | 5 páginas
  • Manual INETI
    5309 palavras | 22 páginas
  • Sistemas solares térmicos
    14517 palavras | 59 páginas