Apuracao e análise de custos em uma industria

Páginas: 8 (1771 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
1 Conceitos Básicos

1.1 Custos e Despesas

Segundo Martins (2009, p. 25), custo pode ser considerado como:

Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. Porém nos cita ainda que seja no momento da utilização dos fatores de produção que o difere dos demais gastos. Sendo assim custos seriam materiais diretos ou indiretos (material consumido na produção),mão de obra direta e indireta de fabricação ou execução do serviço, e os demais gastos diretos e indiretos de fabricação.

Souza e Diehl (2009, p. 10) conceituam custo como “parte do gasto que se agrega ao produto, é a parcela do esforço produtivo que é transferida ao produto”.
Conforme Wenke (2004, p.11 e 12), “custos são gastos efetuados no processo de fabricação de bens ou prestação deserviços”.
Sendo assim, o grande detalhe em relação a custos é determinar sua origem como direto ou indireto, fixo ou variável, com isso ter a possibilidade da apuração do exercício.
Buscando embasamento teórico, Martins (2009, p. 48 e 49) nos define:

Custos diretos com aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos, tais como matéria prima, embalagens, mão de obra, energia elétrica,aluguel, salários da supervisão e custos indiretos como aqueles que não oferecem condições de uma medida objetivas, sendo que qualquer tentativa de alocação deverá se feita de maneira estimada.

Bruni e Famá (2009, p. 29) citam como custos indiretos “fatores que necessitam de aproximações, isto é algum critério de rateio, para serem atribuídos aos produtos”.
Além da classificação direta eindireta, podemos ainda separar esses custos como fixos e variáveis.
Podemos determinar custo fixo, um custo de valor determinado, independentemente de aumento ou diminuição naquele mês do volume elaborado de produtos.


Sendo assim, Bruni e Fama (2009, p. 30) nos complementam custos fixos:

Como custos que, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada, não variam, qualquer sejao volume de atividade da empresa, sendo que existem mesmo que não haja produção.


Para Martins (2009, p. 49 e 50) “quanto maior a quantidade produzida, maior seu consumo. Portanto o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção; sendo assim, materiais diretos são custos variáveis”.
Martins (2009, p.26) nos fornece a seguinte idéia: “todo produto vendido e todoserviço ou utilidade transferidos provocam despesa”.
Souza e Diehl (2009, p. 11) tratam despesas como “custo do período, isto é, só são agregados ao custo da empresa no momento da venda do produto”.
Em poucas palavras podemos definir despesa como bem ou serviço consumido (prestado) direta ou indiretamente para obtenção de uma receita.
Conforme os autores acima mencionados, comumente, osadministradores / contadores usam a análise de custos como uma ferramenta para ajudá-los a responder questões que envolvam expectativas quanto a “o que acontece se...” aumentarem ou diminuírem os custos fixos ou variáveis, forem reduzidos ou aumentados os preços de venda e os volumes vendidos, entre outras possibilidades.
O ideal, segundo aos autores renomados pesquisados é usar a ferramenta gerencialMargem de Contribuição e o Ponto de Equilíbrio para responder a tais questionamentos.
Na seqüência será apresentado definições sobre tais ferramentas com base em autores pesquisados.


1.2 Margem de Contribuição


Conforme Souza e Diehl (2009, p. 262) margem de contribuição é:

A venda de um produto onde deve gerar receitas suficientes para cobrir os custos variáveis próprios do produto emquestão e ainda gerar uma sobra para auxiliar o pagamento dos custos fixos e para formar o lucro.

Para Souza e Rocha (2010, p. 9) a margem de contribuição pode ser descrita como “o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos e despesas variáveis, destinando-se a amortizar os custos e despesas fixas e a formar o lucro da empresa”.
Warren, Reeve e Fess (2008, p. 97) conceituam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS
  • APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS
  • Revisão de Apuração e Analise de Custos
  • Analise e Apuração do Custo de Produção de Tilapias em Tanques Rede
  • Apuração de custos
  • Apuração de custos
  • Apuraçaõ de custos
  • Apuraçao de custo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!