APTID O CARDIORRESPIRAT RIA

1237 palavras 5 páginas
APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA
O condicionamento cardiorrespiratório é atribuído como um dos componentes da aptidão física, estando diretamente associado aos níveis de saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde
(OMS) e outras instituições de caráter mundial têm referenciado a educação física como disciplina que agrega os benefícios à prevenção e a promoção da saúde.
O Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx) é a variável que se relaciona com a aptidão cardiorrespiratória e representa a capacidade máxima do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio pelas células durante o exercício físico.
O Consumo Máximo de Oxigênio pode ser determinado em testes de laboratório e em testes de campo de esforço máximo, de forma direta e indireta, conforme o Teste de 1600 metros realizado no Projeto “Entrando em Forma da EN”.
Algumas variáveis influem decisivamente no Consumo Máximo de Oxigênio, dentre elas: idade, sexo, hábitos de exercício físico, hereditariedade e estado clínico cardiovascular.
Os baixos níveis do condicionamento cardiorrespiratório, um dos componentes da aptidão física, preconizada inclusive nas normas pela Marinha têm sido correlacionados com problemas de saúde (hipertensão, diabetes, osteoporose, males da coluna, câncer, ansiedade, depressão, estresse, etc...) e outras doenças cardiovasculares, principalmente, causadas por fatores externos como fumo, sedentarismo, drogas, entre outras.

Capacidade cardiorrespiratória é definida como a capacidade de realizar exercício dinâmico de intensidade moderada a alta, com grande grupo muscular, por períodos longos. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo esquelético.
Capacidade cardiorrespiratória relaciona-se com saúde, porque (a) níveis mais baixos de aptidão física têm sido associados a aumento notável do risco de morte prematura por várias causas, principalmente por doenças cardiovasculares. E (b) aptidão física

Relacionados