Aptidão e Condição Física

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
Índice

Introdução
2
Aptidão e condição física
3
A importância do descanso
3
A Importância da alimentação
4
Os malefícios do tabagismo
5
A importância da qualidade do meio ambiente
6
Conclusão
7
Bibliografia
8

Introdução
No âmbito da dísciplina de Educação Física, realizámos este trabalho, tendo como principal objetivo abordar aspectos relacionados com a Condição Física,como a importância do repouso, a importância de uma boa alimentação, os malefícios do tabagismo e a importância da qualidade do meio ambiente na nossa vida.
Pretendemos entender como estes factores influenciam a nossa vida diária e a nossa condição física e a importância de praticar exercício físico.
É ainda pretendido determinar em que medida este factores influeciam a nossa saúde.
Aptidão econdição física
Para começar, devemos, antes de mais, ter em conta o que é a condição física e o que é a aptidão física.
A primeira tem a ver com o nível de capacidades que um indivíduo possui para realizar determinada tarefa que exija esforço físico, em determinado momento.
Já a segunda divide-se em dois ramos: saúde e desempenho desportivo.
No ramo da saúde, assumimos que a aptidão físicaé a capacidade de realizar tarefas diárias, do nosso quotidiano, sem grande esforço e de uma forma tranquila - se assim o fizermos, estamos em boa forma física e o nosso corpo encontra-se saudável. Neste ramo há uma maior facilidade em melhorar os componentes físicos.
No ramo do desempenho desportivo, a aptidão física traduz-se por uma maior competência em desempenhar actividades físicas. Estaestá normalmente ligada a questões genéticas. Por exemplo, alguém que não tenha nos genes a velocidade, dificilmente será um velocista.


A importância do descanso
O nosso corpo necessita de 8 horas diárias de repouso para recuperar do desgaste causado pelo dia.
Já toda a gente experienciou os efeitos de um corpo sem descanso durante muitas mais horas do que o normal: apercebemo-nos que jáestamos a desesperar por repouso, os olhos começam a fazer força para fechar e o nosso cérebro começa a falhar e todo o nosso organismo em geral fica muito abaixo do seu potencial.
Para um um repouso adequado necessitamos de 8 horas de sono relaxado, numa cama com a temperatura adequada e de um colchão e de uma almofada que sustentem o corretamente o nosso corpo e que mantenham a nossa colunadireita.
A Importância da alimentação
É extremamente importante que qualquer pessoa, seja ela um atleta ou não, siga uma alimentação saudável e equilibrada.
Devemos seguir uma alimentação saudável, sendo esta o mais variada e equilibrada possível, ou seja, devemos comer um pouco de tudo, para que o nosso organismo seja corretamente fornecido de nutrientes, como as vitminas, as proteínas e oslípidos. Não é de todo saudável que o corpo só seja alimentado com um só tipo de alimentos, como por exemplo hidratos de carbono. Isso só levará à obesidade. E se não receber, o mínimo necessário dos mesmos, terá um défice.
A roda dos alimentos, ajuda-nos a determinar a porção diária que devemos ingerir de cada alimento.
A refeição mais importate do dia, é o pequeno almoço, pois após 8 horassem comer, este fornece-nos a energia necessária para começar um novo dia. Um pequeno-almoço equilibrado deve conter uma porção de cereais, uma de leite (ou derivados) e fruta.
Ao almoço devemos optar por equilibrar a refeição e dar preferência aos alimentos cozidos ou grelhados em prol dos alimentos fritos. Esta refeiçao deve ser acompanhada por salada.
Ao jantar, deveremos fazer uma refeiçãomais leve e que seja de fácil digestão, pois a energia desta refeição será usada durante o sono.
Devemos beber entre 1,5l e 2 l de água diariamente e devemos dar preferência a sumos naturais e a àgua para acompanhar as refeições, em vez de refrigerantes ou bebidas alcoólicas.
É ainda importante relembrar, que para além destas refeições principais devemos ingerir um lanche a meio da manhã e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aptidao fisica
  • Aptidão Física
  • aptidao fisica
  • Aptidão física
  • Aptidão Física
  • Aptidao fisica
  • Aptidão Fisica
  • Aptidão fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!