APS A Releitura Da Calistenia Como Pr Tica Para Todos Os Espa Es P Blicos

539 palavras 3 páginas
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA São José dos Campos - SP - 2014

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação do 2° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista UNIP.

Coordenadora: Simone Piloto
Aluno:

Título: A releitura da calistenia como prática para todos em espaços públicos

Sumário
1. Introdução
2. Justificativa
3. Objetivo
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Referências bibliográficas

1. Introdução
São exercícios que usam o peso do próprio corpo como carga (flexões e abdominais, por exemplo)
Essa abordagem foi idealizada pelo suíço Phoktion Heinrich Clias no século 19 e se tornou popular no mundo todo. Hoje, seus princípios estão incorporados a modalidades “modernas”, como o cross fit, o treino funcional e o street workout.
Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços foram os responsáveis pela proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr. Lewis era contra os métodos militares sob a alegação de que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular.

2. Justificativa
O verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
Dada à sua mobilidade e simplicidade, adapta-se a qualquer tipo humano, podendo ser considerada como uma ginástica eclética.

4. Objetivo A Calistenia preconiza dois objetivos principais:
•Higiênicos - objetivando saúde e correta postura corporal.
•Educativos - visa a coordenação neuromuscular e uma melhor eficiência mecânica
Apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios. São

Relacionados