APS UNIP EPA

Páginas: 25 (6063 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

As teorias e pensamentos administrativos evoluem a cada ano, de acordo com as necessidades das pessoas, dos mercados e das transformações globais como um todo.
Nesse trabalho vamos analisar a Abordagem Comportamental e a Sistêmica, dois pensamentos de escolas diferentes que visam otimizar a empresa como um todo.
A abordagem comportamental se baseia inicialmente na teoria deMaslow, um dos seus grandes nomes, já a Sistêmica é uma abordagem que integra a empresa e seus departamentos, como um organismo e tem seu grande nome com  Ludwig von Bertalanffy.
São escolas e pensamentos diferentes e verificaremos nesse trabalho suas origens, teorias, processos e um estudo de caso final em que duas empresas concorrentes adotam cada uma das abordagens, de acordo com suas necessidadese mercado no qual estão inseridas.










1. Abordagem Comportamental
1.1 CONCEITO
Teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa, a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e adoção de posições explicativas e descritivas.
SegundoChiavenato é caracterizada por ser decorrência da Teoria das relações humanas, portanto sua ênfase é no comportamento humano, mas levando sempre em conta o contexto organizacional, de forma ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.
De acordo com a teoria de Motta, vários autores foram importantes para odesenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração.
Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade.
Porém, outros autores foram importantes, a maioria delespreocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais para a solução deles. De acordo com Chiavenato,as experiências que deram base a Teoria Comportamental surgiram ainda na Teoria das Relações Humanas, com Lewin, e ainda considera alguns conceitos dessa teoria, porém a Teoria Comportamental veiocomo uma crítica tanto à Teoria Clássica, que dá muita ênfase nas tarefas, como às Teorias das Relações Humanas, que dão muita ênfase nas pessoas. A Teoria Comportamental mostra-se completamente oposta aos conceitos formais e à posição rígida e mecânica da Teoria Clássica.
Mostra-se também completamente oposta às prescrições ingênuas e românticas da Teoria Humanística. Conforme Motta, nãoaceitava, por exemplo, a ideia de que bastasse apenas a satisfação do trabalho para gerar a eficiência. A Teoria Comportamental ou Behaviorismo, para Motta tem grande importância na Teoria das Organizações, pois se percebe que ela rompe com os enfoques antigos da Escola Clássica e da Teoria das Relações Humanísticas.


Principais conceitos e princípios:
Maslow, um dos maiores especialistasem MOTIVAÇÃO HUMANA, 
desenvolveu uma teoria disposta em uma hierarquia de necessidades:

Fonte: Wikipedia, Teoria de Maslow.


•          Necessidades fisiológicas: Constituem-se em necessidades básicas como alimentação, sono, descanso, comida e até mesmo sexo.
Uma vez satisfeitas estas necessidades básicas nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.•         Necessidades de segurança: É do instinto do ser humano a busca pela segurança, por procurar abrigo, correr do perigo, querer estabilidade. Até mesmo a busca pelo sentido espiritual, como a procura por uma religião se enquadra nesta hierarquia de necessidades.
•        Necessidades sociais: É a necessidade de boas relações, ter amizade, afeto, amor e se sentir aceito no grupo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APS UNIP
  • aps epa
  • Aps
  • aps epa
  • aps EPA
  • APS EPA
  • Aps epa
  • aps epa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!