APS Turmas 1o E 2o SEMESTRES Educa O F Sica

2544 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno (a): Bruno Guilherme da Silva

Matrícula: B70234-6 Turma:

Turno: Noite

1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: Esportes coletivos objetivos educacionais

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Recreação, Ginastica Geral, Ciências Sociais e Comunicação e expressão

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo.

JUSTIFICATIVA: No Brasil, em especial nas últimas décadas, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos esportivos de inclusão social. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos esportes coletivos em projetos esportivos de inclusão social, nas suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa.

2. DESENVOLVIMENTO

No ambiente esportivo, existem diferentes tipos de jogos que possuem princípios e características próprios. Um desses tipos de modalidades são os jogos esportivos coletivos, que são conhecidos em todas as partes do mundo, sendo praticados por crianças, jovens e adultos. De acordo com Bayer (1994 apud LOVATTO; GALATTI, 2007), os jogos esportivos coletivos tiveram sua origem nas civilizações antigas, com a prática de alguns jogos semelhantes a muitas modalidades que vieram a se consolidar no século XX, tais como: basquetebol, rugby e futebol.

Relacionados