APS Psicologia Jur Dica E Suas Ramifica Es Douglas Rodrigues RA20151256

309 palavras 2 páginas
Douglas M. Rodrigues

RA: 20151256

Direito 1ºB

Psicologia jurídica e suas ramificações

Na França, durante o século XIX, os médicos foram chamados pelos juízes para auxiliarem em alguns crimes da época. Eram em geral crimes que não existiam razões aparentes, no qual não eram motivados pelo lucro financeiro ou pelo amor.
No conceito, psicologia jurídica é toda a aplicação do conhecimento psicológico às questões relacionadas ao Direito. Ou seja, todas as práticas da psicologia relacionadas ao jurídico, podem ser nomeadas como psicologia jurídica.
Dentro da psicologia jurídica está: psicologia forense, psicologia criminal e a psicologia judiciária.
A Psicologia Forense é o subconjunto em que se incluem as práticas psicológicas relacionadas aos procedimentos forenses. É aqui que se encontra o assistente técnico. A Psicologia Forense corresponde a toda aplicação do saber psicológico realizado sobre uma situação que se sabe estar sob apreciação judicial. Incluem as intervenções exercidas pelo psicólogo criminal, pelo psicólogo judiciário, acrescidas daquelas realizadas pelo psicólogo assistente técnico.
A Psicologia Criminal estuda as condições psíquicas do criminoso e o modo pelo qual nele se origina e se processa a ação criminosa. Seu campo de atuação abrange a psicologia do delinquente, do delito e das testemunhas.
A Psicologia Judiciária corresponde a toda prática psicológica realizada a mando e a serviço da justiça. É aqui que se exerce a função pericial. A psicologia judiciária está contida na psicologia forense, que está contida na
Psicologia Jurídica. A Psicologia Judiciária corresponde à prática profissional

do psicólogo judiciário, sendo que toda ela ocorre sob imediata subordinação à autoridade judiciária.
Em 2008 tivemos o episódio da morte da criança Isabella Nardoni, onde foi espancada e jogada da janela do apartamento pelo seu próprio pai. Este é um crime onde não há motivação por lucros financeiros, sendo necessária a avaliação de psicólogos para o

Relacionados