APS II Desenv Agil E Requisitos2014

3552 palavras 15 páginas
FIC – Faculdades Integradas de Caratinga
Ciência da Computação, autoriz. MEC, portaria 585, de 26/06/98
Engenharia de software Prof. Msc. Fabrícia Pires

Atividade Prática Supervisionada

Cleryanne Cevidanes

Questões

1. Apresente e discuta os 4 fundamentos do desenvolvimento ágil.

1º - Indivíduos e iterações ao invés de processos e ferramentas: Querem nos mostrar que não podemos deixar uma ferramenta atrapalhar o fluxo do nosso desenvolvimento. Uma equipe com profissionais de nível mais alto, mesmo com um processo ruim ou até sem um processo sempre fará um trabalho melhor do que uma equipe com profissionais de um nível inferior com um processo ótimo.
2º - Software funcionando ao invés de documentação compreensiva: As metodologias ágeis aconselham que as documentações sejam escritas no fim do projeto. Os diagramas de classe e de sequencia são rabiscados nas paredes antes das implementações, e tem como objetivo passar a ideia e discuti-la.
3º - Colaboração dos clientes ao invés de negociações contratuais: A colaboração dos clientes e/ou usuários finais é FUNDAMENTAL. Dizem que o segredo do sucesso das metodologias é a respsta rápida as mudanças, a adaptação rápida ao que precisa ser adaptado. Essas metodologias ágeis entregam pequenos releases em um intervalo de tempo pequeno para que logo seja feito o feedback dos clientes.
4º - Responder rápido a mudanças ao invés de seguir estreitamente um plano: Em metodologias ágeis não se tem um plano ou cronograma exato de todas as tarefas para cada recurso até a conclusão do projeto, na verdade, essas metodologias nos mostra apenas uma visão de onde temos que chegar e um Roadmap que o caminho e a ordem que tudo deve acontecer, todos esses caminhos são descritos pelo cliente.

2. Sobre as metodologias abaixo fale com suas palavras como funciona cada uma delas:
XP: Os sistemas são produzidos com maior qualidade e em menos tempo através de um conjunto de valores, princípios e práticas.
Extreme Programming (XP)

Relacionados