Aps Farmacocinética

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


UNIVERSIDADE PAULISTA









A IMPORTANCIA DA FARMACOCINÉTICA EM HOSPITAIS






ARARAQUARA
2014





A IMPORTANCIA DA FARMACOCINÉTICA EM HOSPITAIS


Trabalho de Atividades Praticas Supervisionadas
para Conclusão da Matéria.
Farmácia 3º Ano 5ºPerido
apresentado à Universidade
Paulista – UNIP

Orientador: Prof. Dr. Kelly PestanaARARAQUARA
2014


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 05
2. FARMACOCINÉTICA........................................................................ 06
2.1 IMPORTANCIA DA FARMACOCINÉTICA EM HOSPITAIS
Infecções por Staphylococccus aureus.................................................. 08
3. REFERÊNCIAS................................................................................. 10














RESUMO

A farmacocinética é definida como o estudo quantitativo do desenvolvimento temporal dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos. Nestes estudos, os teores dos fármacos e seus metabólitos (produtos da biotransformação) no organismo sãodeterminados, permitindo a obtenção de importantes dados sobre estas substâncias as quais poderão ser administras e aplicada com cautela em determinados estabelecimentos, tais como hospitais.

Palavras-chave: Administração, Concentrações, Farmacocinética, Staphylococccus aureus



ABSTRACT

Pharmacokinetics is defined as the quantitative study of the temporal development of the processes ofabsorption, distribution, biotransformation and excretion of drugs. In these studies, the levels of drugs and their metabolites (products of biotransformation) in the body are determined, allowing to obtain important data on these substances which may be administras and applied with caution in certain establishments such as hospitals.

Keywords: Administration, Concentrations, Pharmacokinetics,Staphylococccus aureus


INTRODUÇÃO

O sucesso terapêutico do tratamento de doenças em humanos depende de bases farmacológicas que permitam a escolha do medicamento correto, de forma científica e racional. Mais do que escolher o fármaco adequado, visando reverter, atenuar ou prevenir um determinado processo patológico; o clínico, ao prescrever, também precisa selecionar o mais adequado àscaracterísticas fisiopatológicas, idade, sexo, peso corporal e raça do paciente. Como a intensidade dos efeitos, terapêuticos ou tóxicos, dos medicamentos depende da concentração alcançada em seu sítio de ação, é necessário garantir que o medicamento escolhido atinja, em concentrações adequadas, o órgão ou sistema suscetível ao efeito benéfico requerido. Para tal é necessário escolher doses que garantam achegada e a manutenção das concentrações terapêuticas junto aos sítios moleculares de reconhecimento no organismo, também denominados sítios receptores. Se quantidades insuficientes estão presentes no sítio receptor, o medicamento pode parecer ser ineficaz mesmo sendo o adequado, falseando, assim, a eficácia do fármaco escolhido; em uma situação como esta, o fármaco pode ser descartado erroneamente,sendo que o sucesso terapêutico poderia ser alcançado se a dose e/ou o intervalo de administração (posologia) corretos fossem prescritos. Do mesmo modo, esquemas posológicos inapropriados podem produzir concentrações excessivas no sítio receptor, o que acarretaria a produção de toxicidade e, mais uma vez, o medicamento poderia erroneamente ser descartado, por apresentar excessivas concentraçõesno organismo.
O estabelecimento de esquemas posológicos padrões e de seus ajustes na presença de situações fisiológicas (idade, sexo, peso, gestação), hábitos do paciente (tabagismo, ingestão de álcool) e algumas doenças (insuficiência renal e hepática) é orientado por informações provenientes de uma importante subdivisão da farmacologia, a FARMACOCINÉTICA
FARMACOCINÉTICA
O termo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • farmacocinetica
  • A Farmacocinetica
  • farmacocinética
  • Farmacocinética
  • farmacocinetica
  • farmacocinetica
  • Farmacocinetica
  • Farmacocinética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!