Aps - ciência da computação - 1º sem

Páginas: 22 (5417 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
Ciência da Computação

APS

John Napier e Alan Turing

Sup.: XXX

NOME R.A

_______________________________ _______________

_______________________________ _______________

_______________________________ _______________

_______________________________ _______________

Índice

Objetivo do Trabalho 2

Introdução 3

Biografias 4

Exposição das ideias e teorias 8Impactos produzidos 13

Dissertação 17

Projeto (estrutura) do site 21

Relatório com as linhas de código do site 22

Bibliografia 36

Objetivo do Trabalho

Este trabalho objetiva entender qual é a influencia que a Filosofia teve na computação a partir de estudos de John Napier e Alan Turing. Com a evolução do tempo e dos estudos as ideias foram sendo aprimoradas e aplicadas naCiência da Computação.

Além de verificar a influência da teoria dos filósofos, também mostraremos os impactos que estas ideias deixaram para a sociedade.

Introdução

O início da ciência dirigida à computação vem de remota data. Quando nos remetemos a estudos voltados à informática temos a impressão de ser algo recente, porém não podemos esquecer que, assim como as outrasciências, a evolução ocorre conforme a necessidade da sociedade, ou até mesmo para satisfazer curiosidades dos interessados em assuntos diversos, como o registro e a manipulação de dados com rapidez e exatidão.

No decorrer do trabalho perceberemos a relação dos matemáticos John Napier e Alan Turing, que tem em suas essências a tecnologia, qual seja, a computação.

Durante odesenvolvimento deste trabalho apresentaremos a biografia dos pensadores acima citados, que nos ajudarão entender a história da computação e sua aplicação na vida das pessoas desde os tempos da antiguidade até os atuais.

Biografias

Alan Turing
O que dizer de um homem que criou a teoria da computação e, não satisfeito, arregaçou as mangas e assumiu um papel central na construção dos primeiroscomputadores? De um matemático que venceu com cálculos as bombas de Hitler? No mínimo, que merecia uma estátua no Vale do Silício, um enterro com glórias de herói, que seu nome deveria virar nome de ruas, avenidas, universidades. Mas esse homem morreu esquecido. Sua história só é conhecida graças à biografia monumental, escrita em 1983 pelo matemático Andrew Hodges. Mas estou me adiantando. Comecemosdo começo.
Alan Turing nasceu em 1912, em Londres. Era um garoto tímido, sem muito talento para o convívio social e sem muito cuidado com a aparência. Na escola, destacava-se apenas por ser esquisito introvertido, irônico, pouco disposto a respeitar regras. Um cara tão estranho que, no futebol, gostava de ser bandeirinha.
Aos 16 anos, conheceu um garoto muito inteligente chamadoChristopher Morcom. Naquele momento, Turing descobriu um fato que mudou sua vida (e, novamente me adiantando, aproximou sua morte): ele era gay. Chris morreu em 1930 de pneumonia bovina (transmitida pelo leite). Essa primeira paixão marcaria Alan para sempre. Foi em parte devido à vontade de continuar o legado intelectual do amigo que Turing se aplicou nos estudos, na faculdade de Matemática, etornou-se conhecido dos professores de Cambridge por seu raciocínio brilhante.
Em 1937, publicou um artigo Sobre as Máquinas Computáveis que teve uma importância enorme para a matemática pura: nele, provava que existiam cálculos impossíveis de serem feitos. Mas também trazia uma aplicação prática que ninguém, na época, percebeu. Turing imaginara uma máquina capaz de fazer todos os cálculospossíveis, desde que lhe dessem as instruções adequadas. O artigo não fazia menção a chips ou processadores continha apenas fórmulas matemáticas. Mas a descrição era exatamente daquilo que, mais tarde, mudaria o mundo com o nome de computador.
Por falar em mudar o mundo, naquele momento surgia um austríaco obcecado por impor suas ideias ao planeta: Adolf Hitler. Um de seus trunfos era uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aps- 1º semestre ciencia da computação
  • aps ciencia da computaçao
  • Aps
  • Aps 1º semestre ciências contábeis
  • Atps
  • Aps 2º semestre ciência da computação
  • APS
  • Ciencia da computação unip 4 semeste aps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!