aps arquimedes

Páginas: 13 (3177 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ARQUIMEDES


SUMÁRIO

1. Biografia 04
2. Exposição das ideias, teorias e/ou leis 07
3. Análise da função 12
4. Impactos produzidos 13
5. Dissertação 14
6. Bibliografia 15



1- Biografia

Arquimedes de Siracusa  (em grego Arkhimedes) foi um matemático, físico, filósofo, engenheiro e inventor grego. Foi um dos mais importantescientistas e matemáticos da Antiguidade e um dos maiores de todos os tempos. Ele fez descobertas importantes em geometria e matemática, como por exemplo um método para calcular o número π (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Este resultado constitui também o primeiro caso conhecido do cálculo da soma de uma série infinita. Entre suas contribuições à Física,estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora daágua e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos. Ele descobriu ainda o princípio da alavanca e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos e teve também uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, tendo influenciado,entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.
A maioria dos detalhes da vida de Arquimedes são desconhecidos. Sabe-se que nasceu na cidade-estado grega de Siracusa, na ilha da Sicília, no litoral do Mar Jônico por volta de 287 a.C. sem dúvida o mais genial cientista da Grécia antiga. Reinava então Híeron II, de quem provavelmente era parente na Sicília, Seu pai foi um astrônomo chamado Fídias,do qual nada se conhece. Uma biografia de Arquimedes foi escrita por seu amigo Heráclides, mas esse trabalho foi perdido, deixando os detalhes de sua vida obscuros. É desconhecido, por exemplo, se ele se casou ou teve filhos. Quando jovem Arquimedes, estudou em Alexandria no Egito , o centro do saber da época, com Cônon, um dos discípulos de Euclides, com certeza ele era completamentefamiliarizado com a Matemática lá desenvolvida, conhecendo pessoalmente os matemáticos daquela região. Ele mesmo mandava alguns de seus resultados com mensagens pessoais.
Nos prefácios de Sobre espirais Arquimedes nos conta uma história curiosa acerca de seus amigos em Alexandria. Ele tinha o hábito de mandar o texto de seus últimos teoremas, mas sem as demonstrações. Aparentemente alguém em Alexandriaestava roubando os resultados de Arquimedes e afirmando que eram seus. Na última vez que fez isso, enviou dois resultados falsos, aqueles que afirmam descobrir tudo, mas não produzem provas de suas afirmações, podem estar enganados fingindo descobrir o impossível.
Embora na Antiguidade não houvesse clara distinção entre matemáticos (geômetras), físicos (cientistas naturais) e filósofos,Arquimedes destacou-se ao longo da sua vida principalmente como inventor e matemático.
Arquimedes morreu em  212 a.C. durante a Segunda Guerra Púnica, quando forças romanas sob o comando do General Marco Cláudio Marcelo capturaram a cidade de Siracusa após um cerco de dois anos. Existem diversas versões sobre sua morte. De acordo com o relato dado por Plutarco, Arquimedes estava contemplando umdiagrama matemático quando a cidade foi capturada. Um soldado romano ordenou que ele fosse conhecer General Marcelo, mas ele se recusou, dizendo que ele tinha que terminar de trabalhar no problema. O soldado ficou furioso com isso, e matou Arquimedes com sua espada. Plutarco também oferece um relato menos conhecido da morte de Arquimedes, que sugere que ele pode ter sido morto enquanto tentava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aps aristóteles, pitagoras, arquimedes
  • Arquimedes
  • Arquimedes
  • Arquimedes
  • Arquimedes
  • Arquimedes
  • ARQUIMEDES
  • Arquimedes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!