APS aprendizado e desenvolvimento motor

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
Universidade Paulista















RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA








Trabalho apresentado à disciplina de Atividade Prática Supervisionada Aprendizado e Desenvolvimento motor, do Curso de Educação Física da Universidade Paulista, para obtenção de nota do semestre.



Aluno:










Disciplina:Aprendizado e Desenvolvimento Motor



Tema: Desenvolvimento motor: um modelo teórico



Justificativa: O tema escolhido propõe um vasto estudo sobre o desenvolvimento motor, área pela qual me aprofundo devida a uma curiosidade acadêmica.



Orientador:



Apresentação do tema: Desenvolvimento motor: um modelo teórico



Objetivo: Assunto de muito interesse, odesenvolvimento motor é estudado em toda a vida do ser humano, suas dificuldades e facilidades de executar movimentos fáceis ou de alto grau.
A atividade física é um dos princípios de estudo, onde vemos ao decorrer das atividades a evolução e o andamento da pessoa. Com atividades feitas para trabalhar o desenvolvimento motor, em escolas e academias especializadas. O trabalho foca no reflexo, as fases dodesenvolvimento, reflexo da marcha e avaliação.



Justificativa: O tema que me chamou atenção e foi escolhido uma grande amostra de estudo sobre o desenvolvimento motor, área pela qual me aprofundo devida a uma curiosidade acadêmica.






Fases e estágios do desenvolvimento
    Para o delineamento e contextualização das fases do desenvolvimento motor, serão utilizados como foco dapesquisa os modelos conceituais propostos por Anita Harrow (1983), David L. Gallahue; Ozmun (2005) e Carl Gabbard (1992). É possível identificar semelhanças dentre estas três propostas, tais como a base destes modelos conceituais, a qual trás os movimentos reflexos como alicerces dos movimentos humanos. A diferença entre os modelos está no número de fases/estágios designados por cada autor,nomenclaturas utilizadas e na variação temporal destes estágios de desenvolvimento. Anita Harrow dividiu seu modelo teórico em seis níveis de desenvolvimento motor, partindo dos “Movimentos Reflexos” (menos complexos) até o estágio de “Comunicação não Verbal” (mais complexo). No modelo de Gallahue são propostos quatro estágios, começando por “Movimentos Reflexos” até “Movimentos Especializados” e, Gabbardpropôs seis estágios de desenvolvimento, começando com a fase “Reflexiva/Rudimentar” até a fase de “Regressão”.

Reflexos
    No processo de desenvolvimento motor é possível observar desde o nascimento que a criança apresenta algumas pequenas movimentações, denominados movimentos reflexos que, para Malina e Bouchard (2002), geralmente se originam de estímulos diversos provenientes do meioexterno, como som, luz, toque ou posição do corpo (GABBARD, 2008). Alguns dos reflexos são bastante simples e mediados ao nível da medula espinhal, outros são mais complexos e exigem a integração dos centros do tronco cerebral, os labirintos, e outros centros nervosos em desenvolvimento.
    Nos trabalhos de Gallahue; Ozmun (2001), Harrow (1983) e Gabbard (2008), os primeiros movimentos que o feto fazsão classificados como reflexos, movimentos involuntários controlados subcorticalmente, ao passo que, possivelmente venham a formar a base para as seguintes fases do desenvolvimento motor. Berns (2002), corroborando com os autores supracitados, classifica os reflexos como reações não aprendidas, inatos e involuntários, de uma parte do corpo a um estímulo externo. Segundo Bornstein e Lamb (2005)os pioneiros do desenvolvimento motor da década de 1930, Myrtle McGraw e Arnold Gesell, consideraram os comportamentos de sucção, o giro da cabeça, contração muscular rápida, preensão e caminhada como sendo reflexos da criança. Durante os quatro últimos meses dentro do útero até aproximadamente o quarto mês da vida pós-natal, os reflexos e estereótipos dos bebês são a forma dominante do movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizado e desenvolvimento motor
  • APS
  • APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR.
  • Desenvolvimento E Aprendizado
  • Desenvolvimento e Aprendizado
  • aprendizado e desenvolvimento
  • APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO
  • DIFICULDADES NO APRENDIZADO MOTOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!