Aps 2 semestre engenharia unip

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
1 Referencial Teórico
1.1 TROCAS DE CALOR
As pessoas costumam confundir calor com temperatura. O calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio. Já a temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículasque compõem os corpos, como na imagem 1.1, onde as moléculas que estão na bacia de água quente vibram muito mais que a as moléculas da bacia com agua fria. As trocas dessa energia térmica podem ocorrer de três formas: Condução, Convecção e Radiação.

Imagem 1.1
No processo de condução ocorre a transferência de energia através de um meio material, sem transporte de matéria. A energia térmica sepropaga de partícula para partícula do meio. Ocorre principalmente nos materiais sólidos. A medida que recebem calor, os átomos ou moléculas do corpo vibram mais intensamente e a energia cinética dessas partículas é transferida sucessivamente de uma partícula para outra, como na imagem 1.2, essa transferência de energia cinética é a propagação de calor.

Imagem 1.2
Para exemplificar estetipo de transferência de calor, o químico Hervé This, redator-chefe da revista Pour la Science, explica em seu livro Les Secrets de la Casserole, como a condução de calor ocorre em nosso dia-a-dia.
“O calor comunicado por um forno à superfície de um assado, por exemplo, transmite-se progressivamente às moléculas do interior. De fato, as moléculas superficiais, agitadas pelo calor, chocam-se contraas moléculas mais internas e, assim, transmitem a elas sua energia. Estas, chocando-se com as moléculas ainda mais internas, passam para elas a agitação, portanto o calor”.
O projeto utilizou a condução de calor, pois quando há contato da lata de refrigerante com o dissipador de calor que está em contato com o lado frio da pastilha térmica o calor é conduzido por contato para o dissipadorresfriando a lata, mantendo-a gelada por mais tempo.
Já na convecção térmica o processo de transmissão de calor ocorre através da energia térmica que se propaga através do transporte de matéria, devido a uma diferença de densidade e a ação da gravidade, exemplificado na imagem 1.3.
Este processo ocorre somente com os fluidos, isto é, com os líquidos e com os gases, pois na convecção térmica hátransporte de matéria, como no caso de uma panela no fogão: a água do fundo se aquece primeiro por condução entre o fogo e o fundo da panela, como a água quente é mais leve que a água fria, ela sobe, trocando de lugar com a água fria e assim por diante, formando correntes que distribuem o calor rapidamente. Observando-se que quanto mais viscoso for o meio, mais demorado será o processo, já que oslíquidos circulam com mais dificuldade num meio viscoso.

Imagem 1.3
Como visto a convecção é a troca de calor por meio de fluidos e gases, que o caso do oxigênio. Uma vez que a pastilha térmica resfria o dissipador o mesmo resfria o oxigênio onde ocorre convecção de calor que resfria todo o ambiente interno do projeto.
O aquecimento por radiação é o princípio pelo qual se assam as carnes em um fornoou em uma churrasqueira que emitam raios infravermelhos. Os raios infravermelhos são análogos à luz, propagando-se até serem detidos por corpos opacos. A energia desses raios aquece e assa a carne quando absorvida. Outro cozimento por radiação muito popular é o feito por microondas, no qual ondas penetram os alimentos, assim como a luz passa por uma janela de vidro. Mais conteúdo
1.2 Efeitopeltier
Em 1834 Jean Charles Athanase Peltier descobriu que, dado um par termoelétrico com ambas as junções à mesma temperatura, se, mediante uma bateria exterior, produz-se uma corrente no termopar, as temperaturas das junções variam em uma quantidade não inteiramente devida ao efeito Joule. Esta variação adicional de temperatura é o efeito Peltier. O efeito Peltier produz-se tanto pela corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parte 2 APS
  • APS 2 semestre UNIP
  • APS ENGENHARIA UNIP 3 SEMESTRE
  • Aps unip 1° semestre engenharia
  • APS
  • Aps
  • Aps unip engenharia 3º semestre
  • APS FACULDADE UNIP SEMESTRE 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!