APS-2 DE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE: TIPOS DE SENSORES, TRANSMISSORES E CONTROLADORES

1237 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA

GUILHERME DOLFINI Souza Lula

APS-2 DE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE: tipos de sensores, transmissores e controladores

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CORNÉLIO PROCÓPIO
2013
1 INTRODUÇÃO
Existem uma infinidade de ferramentas e equipamentos para auxílio dos mais diversos processos industriais, assim como, uma gama de áreas de engenharia. Sensores, transmissores e controladores de temperatura, pressão, entre outros, encontram-se disponíveis no mercado com diversas formas capacidades e precisões. Abaixo seguirá uma lista com uma breve introdução sobre o funcionamento e tipos de sensores, transmissores e controladores de Temperatura, pressão, vazão, PH e velocidade.

2 METODOLOGIA
2.1 sENSORES DE TEMPERATURA
Sensores de temperatura são encontrados em uma gama de aplicações industriais, como, por exemplo, para coletar dados sobre a temperatura de um processo, medir temperatura em motores, compressores, aplicações hidráulicas entre outras. Abaixo seguem dois tipos de sensores mais utilizados pelas indústrias, o termômetro e os termopares.

2.1.1 TERMÔMETRO
Termômetro é todo instrumento capaz de medir temperatura dos sistemas físicos. Os tipos mais comuns são os que se baseiam na dilatação do mercúrio. Outros determinam o intervalo de temperatura mediante o aumento da pressão de um gás ou pela curvatura de uma lâmina bimetálica. Segue abaixo algumas imagens de tipos de termômetros.

Termômetro digital a prova de explosão.
Fabricante: Zurich.

Termômetro digital com ângulo de mostrador ajustável.
Fabricante: Zurich.

2.1.2 TERMOPARES
Termopares são sensores de temperatura simples, robustos e amplamente utilizados. Um termopar é constituído de dois metais distintos que unidos por sua extremidade formam um circuito fechado, gerando uma força eletromotriz que quando ligada a um instrumento de leitura

Relacionados