APS 2 BIMESTRE TGE 1 bens inalienaveis

Páginas: 13 (3179 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
APS 2 Teoria Geral do Estado – Direito UNILAVRAS
Data Final de Entrega: 05/06/2014 Impreterivelmente
Metodologia Científica Unilavras ou ABNT


Na leitura dos livros sugeridos na Bibliografia da Disciplina:

1 - pesquisar e definir os conceitos de Sufrágio e de Sistemas Eleitorais.
2 - Pesquisar na Legislação e Constituição Federal de 1988, quais os princípios normativos adotados pelo Brasilpara a Organização do Sufrágio e do Sistema eleitoral.
3 - Tendo definido os conceitos e os princípios normativos que organizam nosso sistema eleitoral no Brasil, considerando agora o texto disponibilizado (abaixo), faça uma crítica que considere que problemas temos no nosso modelo eleitoral que não permitem uma participação verdadeiramente democrática e demonstre que outros princípios poderíamosadotar para alcançar uma melhor participação cidadã. Considere as ideias contidas no texto.














Para arquitetar uma democracia...
Desde o início da República, os brasileiros assistem a distância aos processos políticos do país - muitas vezes regados a corrupção. Um grande erro, diria Aristóteles, pois segundo ele só se constrói uma organização social e política justa com participação doscidadãos. Este é o caminho para uma vida eudaimônica

(Artigo publicado na Revista Filosofia Ciência e Vida no 73 agosto 2012)


 
"Política, futebol e Religião não se discutem”; “Não gosto de Política”; “É tudo igual, as mesmas caras e nenhuma proposta nova”. Em ano de eleição, o Brasil volta a ouvir de seus eleitores lugares-comuns como os dessas frases, que expressam, por um lado, o cansaço emrelação aos escândalos por corrupção, sempre presentes nos noticiários, e, por outro, que denotam a falta de interesse e de cultura política que possibilitem uma ação concreta diante da indignação. Essa falta de informação e de cultura política, em parte resultados de uma Educação cada vez mais sucateada e do descrédito nos políticos – o que leva a uma sensação de “homogeneização corrupta” queenvolve as mais variadas siglas partidárias, ou seja, a ideia de que todos são ladrões e vão continuar repetindo os erros de seus antecessores, e que, portanto, nada vai mudar –, a centralização das atividades administrativas e das decisões políticas em palácios fechados e inatingíveis, mesmo que somente ao imaginário da população, fazem desta uma esfera da vida que pouco ou nada diz à sociedadebrasileira no dia a dia. As frases supracitadas revelam também o desinteresse do brasileiro, de modo geral, em relação às questões que envolvem a participação política. O cenário político brasileiro e o que cada termo do vocabulário político realmente significa demonstram o enorme disparate entre o real e o ideal, o que é e o que deveria ser, o modo como se faz a administração da “coisa pública” noBrasil.
É preciso pensar na crítica ao individualismo para que os homens possam sair do caos no qual nossa época mergulha. Uma das faces desse caos é, em nosso país, a grande descrença e a falta de norte para os brasileiros em relação às instituições políticas, principalmente aos candidatos que apresentam novamente seus mesmos rostos e seus “projetos” que, como por milagre, resolveriam todos osproblemas que assolam a nação. Somado a isso, o verdadeiro show do chamado “horário eleitoral gratuito” torna o processo eleitoral um palco de stand up comedy. E como conciliar o individualismo que assola a era atual e a política brasileira?
O individualismo está presente naqueles que se dizem “representantes dos anseios da população”, os próprios políticos. Ao cometerem atos ilícitos com dinheiropúblico, não estão considerando o mal que fazem àqueles que não terão esses recursos à disposição. Porém, o individualismo não atinge somente candidatos a cargos administrativos, mas também a sociedade brasileira. Alienados e desinteressados, em parte somos todos vítimas de um processo que nos fez ficar à margem da construção de nossa história política. O brasileiro está extremamente imerso nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2° Ano
  • Bonita 2 Bimestre 1
  • APS DAN A 2 BIMESTRE 2014
  • Desafio 2 Sem 1 Bimestre 1
  • CSI
  • Desafio Profissional 2 Bimestre 1
  • Modelo DP 2 Bimestre 1
  • Trabalho 1 ano 2 bimestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!