APS 2 Agro N Cleo Celular Mitose E Meiose 3 Horas Abril 2015 2

800 palavras 4 páginas
1) Descreva o núcleo celular e fale sobre a sua constituição.
R: O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariotas (desde fungos até plantas e animais). Há alguns organismos que não possuem núcleo e outras estruturas organizadas, os procariotos, como é o caso das bactérias. A membrana do núcleo é denominada carioteca e é muito semelhante em composição à membrana plasmática, com dupla camada lipoproteica. Possui inúmeros poros, que permitem a comunicação com o citoplasma e o fluxo de diversas substâncias, como os RNAs. Outra estrutura visível ao microscópico é o nucléolo, que se encontra dentro no núcleo. Nesta região estão sendo transcritos os RNAs ribossômicos que formarão os ribossomos, estruturas indispensáveis para a síntese proteica. O núcleo tem uma estreita relação com o Reticulo Endoplasmático, que contém ribossomos aderidos, que fazem a síntese de proteínas

2) Explique sobre o nucléolo e sua composição química.
R: São ricos em RNA ribossômico, um tipo de ácido nucléico, o qual, associado a proteínas, serve para formar novos ribossomos

3) O que é mitose e quais as suas etapas?
R: A mitose é um processo contínuo de divisão celular, dividi em 5 etapas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e prometáfase.

4) Caracterize a prófase da mitose
R: Pro = antes, Os cromossomos começam a ficar visíveis devido à espiralação. O nucléolo começa a desaparecer. Organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras (nada mais são do que microtúbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico).

5) Caracterize a metáfase da mitose.
R: meta = no meio Os cromossomos atingem o máximo em espiralação, encurtam e se localizam na região equatorial da célula.No finalzinho da metáfase e início da anáfase ocorre a duplicação dos centrômeros.

6) Caracterize a telófase da mitose.
R: Os cromossomos iniciam o processo de desespirilação. Os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares.

Relacionados